Home Sem categoria Pandemia perde força no mundo, exceto na América do Sul

Pandemia perde força no mundo, exceto na América do Sul

637
0

Relatório semanal da OMS aponta que Brasil foi o segundo país a registrar mais casos de covid-19 nos últimos sete dias: 437 mil

Uma placa de vacinação em Miami, nos EUA; país registrou queda de 21% no número de casos em comparação com a semana passada

A taxa global de casos de covid-19 caiu 12% na semana passada, confirmando a tendência de baixa que começou no final de abril, mas com preocupantes exceções como Brasil, Argentina e Colômbia, segundo indica o relatório epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado nesta quarta-feira (19).

O relatório semanal da OMS assinala que o Brasil foi o segundo país do mundo a registrar mais casos nesses sete dias (437 mil), enquanto a Argentina foi o quarto (151 mil) e a Colômbia o quinto (115 mil). Em todos os três houve um aumento de infecções em comparação com a semana anterior, sempre abaixo de 10%.

O declínio da pandemia é ainda mais claro na Europa, onde as infecções semanais diminuíram 26%, e no Oriente Médio, onde a queda foi de 22%.

A Índia, que nas últimas semanas registrou um número recorde de casos e mortes diárias, contabilizou 2,3 milhões de infecções nos sete dias estudados, quase metade dos 4,8 milhões confirmados em todo o mundo, embora o território indiano tenha observado também uma queda de 13% nos testes positivos.

Este fato contribuiu para uma queda de 12% nos casos semanais na região sul da Ásia, embora as mortes na região (30 mil, mais de um terço das 85 mil em todo o mundo) ainda tenham aumentado 7%.

Vale lembrar que as curvas de morte na pandemia geralmente reagem com várias semanas de atraso a alterações ascendentes ou descendentes nos gráficos de infecção, razão pela qual se espera que a mortalidade na Índia diminua nos próximos dias.

Por outro lado, a Ásia Oriental, uma região que evitou a pandemia durante a maior parte do ano passado, foi a única que registrou um aumento de casos na semana passada (4%), embora em números absolutos (132 mil infecções) estes números não sejam comparáveis com os de Europa, América ou Índia.

Em relação à campanha global de vacinação, mais de 1,5 bilhão de doses já foram administradas em todo o mundo, incluindo 435 milhões na China, 275 milhões nos Estados Unidos, 204 milhões na União Europeia e 185 milhões na Índia.

noticias.r7.com/