Home Blog

São João de Petrolina 2026! Hoje(27 – sábado) tem Henrique e Juliano , Nattan, Calcinha Preta e mais

0

Acompanhe a programação do São João de Petrolina 

Hoje tem mais. Veja a programação

27 de junho | sábado

  • Henrique e Juliano
  • Nattan
  • Léo Foguete
  • Calcinha Preta
  • Grelo
  • Patrick Costa

Advertisement

GWM ORA 5 esgota 2 mil unidades em 24 horas e abre novo lote no Brasil

0

SUV elétrico supera previsão mensal de vendas e terá reajuste em julho

GWM ORA 5 esgota 2 mil unidades em 24 horas e supera a expectativa inicial de vendas da marca

A estreia do novo GWM ORA 5 no mercado brasileiro começou em ritmo acelerado. A montadora anunciou que as 2 mil unidades do lote inicial do SUV elétrico foram vendidas em apenas 24 horas, desempenho que superou a expectativa da marca para todo o primeiro mês de comercialização.

As vendas começaram no dia 24 de junho e, diante da procura, a fabricante abriu um novo lote de mil unidades. Os veículos terão prazo de entrega de até 110 dias.

Primeiras impressões

O blog FMotors já havia tido contato com o ORA 5 durante a apresentação do modelo. Na avaliação inicial, o SUV chamou atenção pelo nível de tecnologia embarcada, acabamento interno e desempenho do conjunto elétrico de 204 cv.

Novo lote disponível

A GWM manteve o preço promocional de lançamento de R$ 159 mil até o dia 30 de junho, mediante sinal de R$ 9 mil realizado pelo site da marca, concessionárias ou plataformas parceiras.

A partir de 1º de julho, o ORA 5 passará a custar R$ 159.900, um reajuste de R$ 900 em relação ao valor inicial.

Segundo a empresa, a procura pelo modelo reforça o crescimento do interesse do consumidor brasileiro pelos veículos elétricos, especialmente em modelos que oferecem maior autonomia e tecnologia embarcada.

Primeiro SUV elétrico
O ORA 5 marca uma nova fase da linha ORA no país e se torna o primeiro SUV 100% elétrico da GWM no mercado brasileiro.

O modelo utiliza motor elétrico de 204 cv e bateria LFP de 58,3 kWh. A autonomia declarada chega a 435 quilômetros pelo ciclo WLTP e 349 quilômetros segundo o Inmetro.

A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 7,7 segundos. Em carregadores rápidos DC de até 120 kW, a bateria pode ser recarregada de 30% a 80% em aproximadamente 20 minutos.

Tecnologia embarcada
Entre os principais equipamentos, o ORA 5 traz o sistema operacional Coffee OS 3, central multimídia de 14,6 polegadas e painel digital de 10,25 polegadas.

O SUV também oferece integração sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, atualizações remotas, assistente de voz com inteligência artificial, conectividade embarcada e pacote de assistências à condução (ADAS).

Com a forte procura registrada no lançamento, o desempenho inicial do ORA 5 indica que o segmento de veículos elétricos continua ganhando espaço no Brasil, especialmente entre consumidores que buscam modelos com maior conteúdo tecnológico e preços mais competitivos.

Brasil x Japão: duelo no mata-mata reúne seleções com laços históricos

0

Daizen Maeda abriu o placar do jogo, aos 10 minutos do segundo tempo - (crédito: Aric Becker/AFP)

Daizen Maeda abriu o placar do jogo, aos 10 minutos do segundo tempo – (crédito: Aric Becker/AFP)

 

O futebol japonês nunca escondeu a influência brasileira em sua evolução. Nomes como Zico, Leonardo e Dunga ajudaram a abrir caminhos e deixaram marcas profundas no desenvolvimento da modalidade no país asiático.

Agora, porém, a história ganha um novo capítulo: Brasil e Japão estarão frente a frente no mata-mata da Copa do Mundo deste ano, na inédita fase de 16 avos de final. O duelo foi confirmado após o empate de 1 a 1 com a Suécia, resultado que garantiu a classificação em segundo lugar do Grupo F.

Brasil e Japão se enfrentam na segunda-feira (29/6), às 14h (horário de Brasília), em Houston, no Texas. A Seleção Brasileira deve permanecer em Nova Jersey e viajar para o local da partida apenas próximo ao confronto.
Na busca pela sexta estrela, o Brasil inicia um novo capítulo no Mundial diante de um velho conhecido: o Japão, adversário que tem laços históricos com o futebol brasileiro e vem de uma evolução cada vez mais consistente no cenário internacional.

Derrota recente

Em outubro do ano passado, o Brasil perdeu para o Japão por 3 a 2, em partida disputada no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. Foi a primeira derrota da Seleção Brasileira para os japoneses na história.

A Canarinho abriu o placar ainda no primeiro tempo, com gols de João Pedro e Gabriel Martinelli. Na etapa final, porém, o Japão reagiu e virou o jogo com gols de Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda.

Raquel Lyra acusa adversários de quererem atrapalhar relação dela com o governo federal

0

Governadora voltou a elogiar a relação institucional que cultiva com o presidente Lula

" A gente não vai aceitar essa divisão", declarou a governadora Raquel Lyra

A governadora Raquel Lyra (PSD) acusou, na manhã desta sexta-feira (26), os adversários de quererem atrapalhar a relação institucional dela com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em discurso na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), onde entregou máquinas e lançou um programa de cisternas para a agricultura familiar, Raquel relembrou que, desde os primeiros dias da administração, buscou realizar ações conjuntas com o presidente da República.

“Tem muita gente que vai bater em todo o canto querendo nos dividir pelas cores: ‘você é vermelho, eu sou branca, você é roxo, eu sou amarelo’. A gente não vai aceitar essa divisão. Querem dividir a gente do governo federal, e isso não vai acontecer. Sou grata ao presidente Lula, que demonstrou (em) todos os momentos que está aqui para cuidar do seu povo, como nós”, declarou.

Candidata natural à reeleição, Raquel Lyra tem evitado revelar se defenderá um quarto mandato para Lula. Apesar disso, mantém relação próxima com ministros do governo e exalta, em quase todas as agendas, a relação institucional positiva, na visão dela, com o presidente da República.(Folhape)

Univasf está com inscrições abertas para a Semana de Ciência e Tecnologia no Enfrentamento das Doenças Determinadas Socialmente no Brasil

0

Semana de Ciência e Tecnologia no enfrentamento das Doenças Determinadas Socialmente no Brasil

A Semana de Ciência e Tecnologia no Enfrentamento das Doenças Determinadas Socialmente no Brasil, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas. O evento será realizado em conjunto com o I Simpósio Brasileiro de Doenças Determinadas Socialmente e o III Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas, com o objetivo de promover um espaço de diálogo interdisciplinar sobre os determinantes sociais da saúde e os desafios do enfrentamento das iniquidades no Brasil. A iniciativa acontecerá de 6 a 8 de agosto, no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro.

Organizada pelo Observatório de Análise Situacional de Saúde (OASIS) e pelo Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco (GPDIN), a Semana receberá inscrições até o dia 30 de julho, com taxas que variam conforme a categoria dos participantes. Os interessados devem acessar o site do evento para realizar a inscrição.

Além da participação nas atividades, os inscritos também poderão submeter trabalhos para apresentação durante o evento. O prazo para submissão de resumos estará aberto até 30 de junho, e a divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para ocorrer até 15 de julho. Os participantes poderão submeter até dois trabalhos, escolhendo um dos seis eixos temáticos disponíveis. Todo o processo de submissão será realizado de forma on-line, por meio de formulário eletrônico. Apenas os trabalhos que atenderem integralmente às exigências do edital, ao modelo estabelecido e aos prazos definidos serão encaminhados para avaliação.

Com programação integrada ao I Simpósio Brasileiro de Doenças Determinadas Socialmente e ao III Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas, a iniciativa reunirá pesquisadores, gestores públicos, profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e estudantes. A programação contará com minicursos, conferências e mesas-redondas que abordarão temas contemporâneos, apresentarão resultados de pesquisas e compartilharão experiências voltadas ao fortalecimento das políticas públicas e da atenção à saúde.

Segundo Carlos Dornels, docente do Colegiado de Medicina e coordenador do OASIS, a Semana reforça o compromisso com a descentralização da produção científica e a ampliação do debate sobre problemas de saúde que afetam populações historicamente vulneráveis. “Realizado no semiárido brasileiro, o evento reafirma o compromisso com a interiorização do conhecimento e a valorização das realidades regionais. Participe desse encontro e contribua para o avanço da ciência, da equidade em saúde e da transformação social no Brasil”, destacou o docente.(Ascom – UNIVASF)

 

Pernambuco reduz expediente das repartições estaduais para jogo do Brasil nesta segunda-feira (29)

0

Servidores estaduais encerrarão às atividades ao meio-dia, duas horas antes da partida

Seleção brasileira entra em campo às 14h contra o segundo colocado do Grupo F, ainda não definido

Pernambuco vai reduzir o expediente das repartições públicas estaduais e entidades da administração direta e indireta na segunda-feira (29), devido ao jogo do Brasil pela segunda fase de confrontos da Copa do Mundo 2026.

A Seleção Brasileira entra em campo às 14h contra o segundo colocado do Grupo F, adversário ainda não definido.

Com a determinação, os servidores estaduais encerrarão às atividades ao meio-dia, duas horas antes da partida.

A informação foi divulgada pela governadora do estado, Raquel Lyra, nas redes sociais, e pela gestão estadual em nota divulgada nesta quinta-feira (25).

De acordo com o governo de Pernambuco, as exceções são para os serviços considerados indispensáveis.

O Brasil se classificou em primeiro lugar no Grupo C após partida contra a Escócia, na noite dessa quarta-feira (24). A seleção canarinha marcou 3×0, com dois gols de Vinícius Júnior e um de Matheus Cunha.

Presidente da Fetape manifesta apoio a Raquel Lyra

0

Cícera Nunes exaltou parceria entre a governadora e o presidente Lula 

“Você (Raquel) trouxe vários elementos importantíssimos para nós, que somos da classe trabalhadora", disse Cícera Nunes

A presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, exaltou, na manhã dessa sexta-feira (26), a administração da governadora Raquel Lyra (PSD) e manifestou apoio à reeleição da chefe do Executivo estadual nas eleições de outubro deste ano. Ela esteve ao lado de Raquel, que cumpriu agenda no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e lançou um programa de cisternas e entregou equipamentos para agricultores familiares.

“Você (Raquel) trouxe vários elementos importantíssimos para nós, que somos da classe trabalhadora. A classe trabalhadora, governadora, com a chegada de políticas públicas, desenvolve o campo e a cidade. […] Com certeza, você será reeleita com a força do povo pernambucano do campo e da cidade”, exaltou.

Presentes
Apesar de o PT e o presidente Lula já terem declarado apoio ao ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo, João Campos (PSB), entre os presentes, estavam os deputados estaduais petistas Doriel Barros e João Paulo Lima.

Barros, que é ex-presidente da Fetape e ligado às causas dos trabalhadores rurais, discursou e traçou uma linha entre a disputa eleitoral e a agenda de hoje. Elogiou, ainda, as ações da governadora. “Aqui não é política partidária. Aqui é política pública. (…) A política partidária vai ser depois”, disse o deputado.(Ascom)

IBGE abre 9.652 vagas temporárias e visa contratações em dezembro

0

Atuação focará em Censo Agropecuário e em levantamento sobre a população em situação de rua; saiba como se inscrever
IBGE abre 9.652 vagas temporárias em diversas regiões do país

O  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou dois editais de processos seletivos que juntos somam 9.652 vagas temporárias para candidatos de níveis médio e superior. Os salários chegam a R$ 5.255,40, além de benefícios previstos dentro da lei.

As oportunidades serão em diversas regiões do país e têm como objetivo reforçar as equipes responsáveis pela realização de pesquisas e levantamentos de dados do órgão. 

Cargos e requisitos

O primeiro edital oferece 8.238 vagas de nível médio para funções operacionais e administrativas. As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de Agente Censitário Supervisor (ACS), Agente Censitário Administrativo (ACA), Agente Censitário de Informática (ACI), Agente Operacional Regional (AOR) e Agente Censitário Regional (ACR).

Já o segundo edital reúne 1.414 vagas para níveis médio e superior, sendo 394 para Agente Censitário de Qualidade (ACQ) e 1.020 para Analista Censitário.

As vagas para Analista Censitário contemplam áreas como:

  • Geoprocessamento;
  • Gestão e Infraestrutura;
  • Ciências Sociais;
  • Antropologia;
  • Métodos Quantitativos;
  • Jornalismo;
  • Tecnologia da Informação;
  • Agronomia;
  • Estatística;
  • Economia;
  • Geografia;
    Outras especialidades técnicas.

Para disputar as vagas de nível médio, é necessário ter concluído o ensino médio. Algumas funções também exigem Carteira Nacional de Habilitação ( CNH)  categoria B. Já os cargos de nível superior exigem diploma na área, e se necessário, registro no conselho profissional. Também é preciso estar em dia com as obrigações eleitorais, e para os homens, serviço militar.

Salários, benefícios e inscrições

A remuneração varia de acordo com o cargo:

  • Analista Censitário: R$ 5.255,40;
  • Agente Operacional Regional: R$ 4.008,00;
  • Agente Censitário Regional: R$ 3.858,00;
  • Agente Censitário Supervisor: R$ 3.480,00;
  • Agente Censitário de Qualidade: R$ 2.932,00;
  • Cargos administrativos e de informática: R$ 2.128,00.

Além dos salários, os contratados terão direito a auxílio-alimentação de R$ 1.192, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e 13º salário.

Passo a passo para fazer a inscrição

Para as vagas do edital organizado pelo IBFC (ACA, ACI, AOR, ACR e ACS):

  1. Acesse o site da banca organizadora dentro do prazo de inscrição;
  2. Faça o cadastro e preencha o formulário com seus dados pessoais;
  3. Escolha o cargo desejado, a localidade de concorrência e o município onde realizará a prova;
  4. Finalize a inscrição e gere o boleto bancário;
  5. Efetue o pagamento da taxa de R$ 53 até a data limite prevista no edital.

Advertisement

Em Petrolina, ministra Luciana Santos participa de lançamento de projeto voltado ao fortalecimento da agricultura familiar

0

Iniciativa é conduzida pela Embrapa Semiárido, em articulação com a pasta da ministra

Em Petrolina, ministra Luciana Santos participa de lançamento de projeto voltado ao fortalecimento da agricultura familiar

Nesta sexta-feira (26), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), participa em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, do lançamento do Projeto Sal da Terra. A iniciativa é conduzida pela Embrapa Semiárido, em articulação com a pasta da ministra.

Com aporte estimado em cerca de R$ 21 milhões, o projeto busca aplicar soluções científicas e tecnológicas para dar novo destino ao rejeito salino gerado pelos sistemas de dessalinização. A proposta é transformar esse subproduto em oportunidade de uso produtivo, com foco em ampliar a atividade agrícola, estimular a geração de renda e fortalecer a agricultura familiar no Semiárido nordestino.

Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e têm como foco direcionar políticas de ciência e tecnologia para a melhoria das condições de vida de populações rurais da região.

Ainda durante a tarde, a ministra segue para Juazeiro, na Bahia, onde participará da cerimônia de lançamento de projetos no Vale do São Francisco. O evento vai reunir uma série de iniciativas do MCTI, incluindo o Projeto DANT – Ecossistema Digital, o Sistema SARA (Saneamento Ambiental e Reuso de Água), a implantação de microbiodigestores para a agricultura familiar e o programa Mais Ciência na Escola.

Agenda em Juazeiro

Durante a tarde a ministra participa, em Juazeiro (BA), da Cerimônia de Lançamento de Projetos no Vale do São Francisco. Na ocasião, serão anunciadas ações relacionadas ao Projeto DANT – Ecossistema Digital, ao Sistema SARA (Saneamento Ambiental e Reuso de Água), à implantação de microbiodigestores para a agricultura familiar do Semiárido, ao Projeto Sal da Terra e ao programa Mais Ciência na Escola.

Juntas, as iniciativas anunciadas representam mais de R$ 43 milhões em investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para ampliar o acesso à ciência, à tecnologia e à inovação no Vale do São Francisco. Além disso, programa Mais Ciência na Escola receberá R$ 200 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida, destinados à concessão de bolsas e à aquisição de equipamentos para laboratórios Maker.

As iniciativas abrangem áreas estratégicas para o desenvolvimento regional, com foco em agricultura familiar, segurança hídrica e alimentar, saneamento rural, geração de energia renovável, saúde digital e educação científica, contribuindo para ampliar a qualidade de vida da população e fortalecer o desenvolvimento sustentável no Semiárido brasileiro.

Serviço

Lançamento do Projeto Sal da Terra
Data: 26 de junho de 2026 (sexta-feira)
Horário: 10h30
Local: Embrapa Semiárido
Endereço: Campo Experimental da Caatinga, Embrapa Semiárido, Petrolina (PE)

Cerimônia de Lançamento de Projetos no Vale do São Francisco
Data: 26 de junho de 2026
Horário: 15h
Local: Auditório do Centro Cultural João Gilberto, Juazeiro (BA)

A Ministra ainda participou de um encontro social a noite, com amigos de Petrolina e Juazeiro, para abordar as ações que chegarão ao vale, através de ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

IRPF 2026: Receita liberou consulta ao 2º lote de restituição. Veja os procedimentos

0

Pagamento de R$ 16 bilhões será realizado no dia 30 de junho e contemplará quase 10 milhões de contribuintes; volume é o maior da história em número de beneficiados

De acordo com o órgão, trata-se do maior lote já registrado em número de pessoas contempladas, igualando-se ao primeiro lote de restituições de 2026 em volume financeiro - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Receita Federal abriu, nessa terça-feira (23/6), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2026. O crédito bancário será efetuado em 30 de junho e soma aproximadamente R$ 16 bilhões, distribuídos entre 9.585.797 contribuintes.

Google Discover

O lote é composto majoritariamente por contribuintes com prioridade legal e por aqueles que passaram a ter preferência no processamento por meio de recursos digitais. Do total, R$ 4,49 bilhões serão destinados a grupos prioritários, como idosos acima de 80 anos (155.060 restituições), idosos entre 60 e 79 anos (1.106.923), pessoas com deficiência ou doença grave (106.294) e professores cuja principal fonte de renda é o magistério (507.768).

Além disso, 7,7 milhões de restituições foram direcionadas a contribuintes sem prioridade legal, mas que obtiveram vantagem por utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem pelo recebimento via Pix. Segundo a Receita, não houve inclusão de contribuintes não prioritários fora desses critérios.

A antecipação dos pagamentos reforça, segundo o órgão, a capacidade operacional de processamento em larga escala e a busca por maior eficiência na devolução de valores ao contribuinte.

Consulta e serviços

A verificação da restituição pode ser feita pelo site da Receita Federal a partir das 9hs,  na seção “Meu Imposto de Renda”, onde o contribuinte acessa a opção “Consultar minha restituição”. Também estão disponíveis consultas simplificadas e detalhadas via e-CAC, além do aplicativo oficial da Receita para dispositivos móveis, que permite acompanhar a situação do CPF e o processamento da declaração.

Governo do Brasil, cada vez mais do lado do povo brasileiro

(Ascom)

Copa 2026: Espanha elimina Uruguai na 1ª fase; Cabo Verde faz história e se classifica

0

Quem se aproveitou no fiasco do Uruguai foi Cabo Verde, do goleiro Vozinha. Estreante em Copas, a seleção africana segurou o empate por 0 a 0 com a Arábia Saudita e está na 2ª fase

Tudo sobre a Copa do Mundo 2026: O Guia Completo para o Torcedor Brasileiro

Em jogo tenso, a Espanha venceu o Uruguai por 1 a 0, na noite dessa sexta-feira (26), em Guadalajara (MEX), e confirmou a primeira colocação do Grupo H da Copa do Mundo de 2026. A Fúria fechou a 1ª fase com sete pontos, após o empate na estreia com Cabo Verde por 0 a 0 e a goleada por 4 a 0 sobre a Arábia Saudita.

Já o Uruguai, bicampeão mundial, está fora da Copa. A Celeste somou apenas dois pontos, com os empates diante da Arábia e Cabo Verde. Os uruguaios terminaram a chave em 3º lugar, mas com dois pontos estão fora da disputa entre os oito melhores terceiros.

O gol do jogo foi marcado por Baena, aos 42 minutos do 1º tempo, em chute fraco que o goleiro Muslera aceitou. O experiente arqueiro, que já tinha falhado contra Cabo Verde, sequer voltou para o segundo tempo. Rochet entrou no seu lugar. A eliminação precoce foi, na verdade, reflexo da falta de sintonia entre os jogadores uruguaios e o técnico Marcelo Bielsa.

Informações do Correio  Brasiliense

Venezuela tem novo terremoto e número de mortos chega a 920

0

O tremor teve como epicentro uma região localizada a 54 quilômetros de El Limón, no estado de Aragua, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Integrantes da Polícia Nacional Bolivariana carregam uma maca sobre os escombros de prédios danificados em Catia La Mar, na Venezuela/Federico Parra/AFP

Um novo terremoto de magnitude 4,7 foi sentido no centro da Venezuela às 18h16 (de Brasília).

O tremor teve como epicentro uma região localizada a 54 quilômetros de El Limón, no estado de Aragua, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O sismo, embora mais fraco, pode abalar ainda mais as estruturas já danificadas pelos terremotos de quarta.

Em sua conta no X, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou que o número de mortos chegou a 920, com 3.360 pessoas feridas.