Home Sem categoria Estudante pernambucano de 17 anos, aprovado em Harvard, visita Alepe

Estudante pernambucano de 17 anos, aprovado em Harvard, visita Alepe

51
0
O estudante João Victor foi recebido, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), pelo deputado Alberto Feitosa

Poderia ser mais uma aprovação em seu currículo, mas o estudante pernambucano João Victor Arruda, de 17 anos, ingressou em uma das mais conceituadas Universidades dos Estados Unidos, a Harvard. Victor foi o único aluno do Norte e Nordeste a ser admitido pela instituição americana. Filho de uma professora de inglês aposentada e de um taxista, o estudante concorreu com mais de 10 mil inscritos em todo o mundo no programa EducationUSA.

Acompanhado dos pais, José Francisco e Patrícia Bezerra, João Victor foi recebido, nesta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), pelo deputado Alberto Feitosa (PSC), que representou presidência da Casa.

Durante o encontro, o estudante foi presenteado com três livros: um exemplar sobre o patrono da Alepe, Joaquim Nabuco, e dois sobre a Revolução de 1817.

João Victor diz que pretende aplicar no Brasil todo o conhecimento que adquirir em Harvard. “Eu pretendo fazer o curso de government, o equivalente à Ciência Política, com foco na gestão pública, e trazer para o Brasil tudo que aprenderei lá. Trazer conhecimento para tentar melhor a situação do Brasil nas diversas áreas”, afirmou.

Trajetória

Após concluir o ensino fundamental no Centro Educacional Professora Jovelina, em Camaragibe, João Victor foi aprovado em primeiro lugar nos concursos para o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o Colégio Militar do Recife e a Escola Técnica Estadual de PE. Optou pelo Colégio Militar. O estudante revelou que aposta no poder da diplomacia e da política para melhora a vida dos brasileiros.

“Como estudante do ensino médio, vendo o mundo da diplomacia e do Direito, desenvolvi uma afeição grande por isso. Muitas pessoas veem a política como algo associado à corrupção, mas eu acredito muito no poder transformador da política e da educação”, enfatizou.

Aula de Cidadania

A visita do estudante à Alepe seguiu o modelo de roteiro que é adotado no projeto “Aula de Cidadania – conhecendo a Alepe de Perto”, oferecido pela instituição a estudantes de escolas públicas e particulares.

João Victor e os pais conheceram as instalações da Assembleia como os gabinetes, os auditórios e o plenário de votação. Por fim, foi recebido por deputados no chamado “buraco frio”, sala reservada aos parlamentares.

Para o deputado Alberto Feitosa, João Victor é uma “inspiração” para todos. “Tenho absoluta certeza de que vamos entregar o Brasil a essa nova geração e eles devem seguir esse exemplo, o caminho do conhecimento e da lucidez de João”.(Folha de Pernambuco)