Home Blog

Sem calcinha? Veja looks reveladores e polêmicos de famosas que escandalizaram a moda

0

Sabrina Sato, Anitta, Marina Ruy Barbosa e mais celebridades roubaram a cena com peças ousadas; confira

Veja famosas que ousam nos looks sem lingerie

O universo fashion está sempre se reinventado. O hit da vez? Looks sem lingerie. Antenadas nas tendências, as famosas deixaram a calcinha de lado e ousaram com peças polêmicas, como transparência, fendas, minissaias, modelos transpassados e figurinos com recortes na área do quadril. Marina Ruy Barbosa, por exemplo, investiu em um visual revelador com aberturas nas laterais. Logo, os fãs questionaram se a ruiva estaria usando roupa íntima.

Paolla Oliveira também caprichou na produção e instigou os seguidores ao posar com look vazado, que indicava estar sem lingerie por baixo. “Onde esconde a calcinha”, questionou uma seguidora, curiosa com o detalhe da saia da atriz.

Virgínia Fonseca abusou da sensualidade com um vestido curto com aberturas estratégicas e colado ao corpo. A influenciadora abandonou a calcinha em prol de uma melhor apresentação de sua roupa. Anitta e Sabrina Sato também aderiram à tendência.

Confira na galeria abaixo outras celebridades que deram “tchau” para a calcinha e escandalizaram a moda:

Vale ressaltar que as atrizes, cantoras e influenciadoras não ficam tão “livres” assim. Ainda que muitas deixem a calcinha de lado, a lingerie é geralmente substituída por um tapa-sexo, peça utilizada para esconder a região íntima, ou micropore (fita adesiva microporosa parecida com esparadrapo), acessório mais discreto.

Pernambuco terá 176 locais de aplicação de provas do ´Concurso Público Nacional`

0

Prova será realizada no dia 5 de maio. Serão mais de três mil salas de aplicação no estado

Inscrições do Concurso Público Nacional Unificado ainda não estão abertas — Secretaria de Comunicação Social

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será aplicado em todo o Brasil no dia 5 de maio e oferece 640 vagas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. Os locais de aplicação da prova foram divulgados nesta quinta-feira (25) e Pernambuco tem 176 locais de aplicação e 3.127 salas. Em todo o país, serão 3.665 locais de aplicação de provas e 75.730 salas.

O Centro Universitário Brasileiro (Unibra – IBGM Campus II), em Recife, será o local de aplicação que mais receberá candidatos para fazer a prova do CPNU no estado, com o total de 6.132. No total, 103.140 pessoas se inscreveram no CPNU no estado.

O “Enem dos concursos” terá as provas aplicadas em 5 de maio de 2024 em 220 cidades em todas as 5 regiões do país. O edital indica que as vagas serão para lotação em 21 órgãos federais.

Se o local de prova for muito distante do endereço do candidato, é possível solicitar a correção através do telefone da Fundação Cesgranrio, o  0800 701 2028. Desde o dia 9 de fevereiro não é possível alterar o município de realização da prova.

“É possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, de acordo com o que ele fez no ato da inscrição, mas não é possível pedir para mudar de cidade agora. O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição. Por exemplo, se eu pedi para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no meu cartão que o meu local é Campos, aí eu posso pedir para trocar, eu posso pedir para corrigir para o Rio. Agora, se eu pedi para fazer em Campos no ato da inscrição, mas agora eu quero fazer no Rio, isso não é possível”, esclarece o coordenador-geral de logística do CPNU, Alexandre Retamal

Ao todo, 228 cidades brasileiras irão aplicar o exame, seguindo o requisito de ter mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O edital CNU indica que os candidatos aprovados terão remuneração de até R$ 22 mil.

Concurso Nacional Unificado: veja cidades onde serão aplicadas as provas

Concurso Nacional Unificado CNU: cronograma

Datas do CNU Cronograma CNU
10/01/2024 publicação do edital
19/01 a 09/02/2024 período para inscrições
até 26/01/2024 prazo de pedido de isenção da taxa de inscrição
16/02/2024 prazo final para pagamento da taxa de inscrição
25/04/2024 cartão de confirmação de inscrição
05/05/2024 aplicação das provas objetivas e discursivas
07/05/2024 gabarito preliminar das provas objetivas
21/06/2024 notas finais das provas objetivas e nota preliminar da discursiva
01/07/2024 envio de títulos para análise
30/07/2024 divulgação dos resultados finais
05/08/2024 Convocação para posse e cursos de formação

Morre aos 51 anos, vítima de câncer, Anderson Leonardo, vocalista do Molejo

0

Anderson estava com câncer (Créditos: Instagram / Reprodução)

O vocalista do grupo de pagode tinha 51 anos e foi diagnosticado em outubro de 2022. Nos últimos meses, ele teve muitas internações

Morreu, nesta sexta-feira (26/4), o cantor Anderson Leonardo, aos 51 anos. O vocalista do grupo Molejo estava internado desde o dia 24 de março e lutava contra um câncer inguinal, na região da virilha, desde outubro de 2022.

Nos últimos meses, o artista deu entrada várias vezes no hospital por conta de complicações da doença. Em uma das passagens pela unidade de saúde, ele foi diagnosticado com embolia pulmonar.

O quadro de Anderson Leonardo se agravou, na quinta-feira (25/4). Ele precisou ser internado novamente, e estava em estado grave. O músico chegou apresentar melhora, mas foi sedado logo em seguida. Ultimamente, ele estava tratando de uma insuficiência renal.

Confira a matéria completa na coluna da Fábia Oliveira no Metrópoles.

Está chegando o ´PNZ ROCK FESTIVAL 2024`

0

Tá chegando a hora da festa mais inesquecível da sua vida! O PNZ Rock Festival vai incendiar o Vale do São Francisco neste feriado de 01 de maio com uma mega estrutura e dois palcos por onde passarão Raimundos, Biquíni, Nando Reis e várias outras atrações! Esteja preparado para viver momentos que ficarão gravados para sempre na sua memória. 🎸 #PNZRockFestival

🔗Compre on-line
https://www.ticketsimples.com/ingressos/pnz-rock-festival-2024

🎟️ Ingressos físicos disponíveis:
📍Petrolina: Portal SG | Mercato Ingressos
📍Juazeiro: Passaporte da Folia | Juá Ingressos

🎫 Quarto Lote
Front: 120,00/60,00
Open Lounge: 190,00 / 150,00
Mesa: 800,00
Camarote All Inclusive: 300,00 / 270,00🤘

Inteligência Artificial vai melhorar a eficiência das operações no setor Aeroespacial

0

Honeywell lança solução de software para melhorar o gerenciamento de ativos utilizando aprendizado de máquina e IA

Os cuidados com o uso da inteligência artificial generativa

São Paulo, 26 de abril de 2024 – A Honeywell (Nasdaq: HON) acaba de lançar Honeywell Forge Performance+ for Aerospace, uma plataforma baseada em nuvem que utiliza Inteligência Artificial e aprendizado de máquina para ajudar as empresas aerospaciais de fabricação, manutenção, reparo e revisão (MRO), a modernizarem a produção e reduzirem os custos operacionais por meio da digitalização. Esta adição ao conjunto do sistema Honeywell Forge reforça ainda mais o alinhamento da Honeywell com as megatendências do avanço da automação e do futuro da aviação.

“Com o aumento da complexidade e dos custos operacionais, as empresas aéreas precisam ser capazes de utilizar dados para suportar o processo de tomada de decisões críticas e adotar a automação”, disse Rogério Botelho, Diretor de Desenvolvimento de Programas da Honeywell Aerospace. “À medida que a indústria da aviação precisa enfrentar questões como maior utilização das frotas por mais tempo, custos de manutenção mais elevados e desafios contínuos na cadeia de fornecimento, o Honeywell Forge Performance+ for Aerospace pode ajudar as organizações a alcançarem resultados expressivos, como operações mais rápidas, maior utilização dos ativos e menores tempos de manutenção.”

As empresas de fabricação e manutenção aeroespacial enfrentam vários desafios operacionais e de força de trabalho. Muitas dessas empresas precisam aumentar o entendimento do fluxo operacional e melhorar a gestão de ativos, para torná-los mais eficientes, e possibilitar ao mesmo tempo uma redução dos custos operacionais. Muitas vezes, as organizações possuem sua base de dados fragmentada, dificultando sua utilização de forma eficiente na gestão dos seus negócios, devido à complexidade de seus ativos, instalações e equipes de trabalho.

“Atualmente, as companhias do setor aeroespacial precisam melhorar sua eficiência operacional e obter melhor visibilidade de seus ativos, mas processos desconectados e manuais as impedem”, disse Michael Rowe, vice-presidente aeroespacial e de defesa da Frost & Sullivan, uma empresa líder em análise do setor. “Uma equipe pequena de manutenção, reparos e operações, pode ter mais de 1.200 solicitações abertas para resolver. Em vez de focar inicialmente no trabalho que parece mais fácil de ser concluído, soluções de software como Honeywell Forge Performance+ for Aerospace podem permitir que as empresas resolvam primeiro as tarefas com maior impacto nas operações, que melhoram a produtividade e diminuem o tempo de inatividade dispendioso.”

A nova solução da Honeywell combina manutenção preditiva, otimização de operações fabris e inteligência da força de trabalho em uma única solução. Para obter mais informações sobre os recursos do Honeywell Forge Performance+ for Aerospace, visite: https://www.honeywellforge.ai/.

Sobre a Honeywell

A Honeywell é uma empresa integrada que atende uma ampla variedade de setores e regiões geográficas em todo o mundo. Nosso negócio está alinhado com três megatendências poderosas – automação, o futuro da aviação e transição energética – sustentadas por nosso sistema operacional Honeywell Accelerator e pela plataforma de software integrada Honeywell Connected Enterprise. Como parceiro de confiança, ajudamos as empresas a resolver os desafios mais difíceis e complexos do mundo, fornecendo soluções e inovações viáveis por meio dos nossos segmentos de negócios de Tecnologias Aeroespaciais, Automação Industrial, Automação Predial e Soluções de Energia e Sustentabilidade que ajudam a tornar o mundo mais inteligente, mais seguro e mais sustentável. Para obter mais notícias e informações sobre a Honeywell, visite www.honeywell.com/newsroom

IEL-PE abre 1.500 vagas gratuitas para cursos voltados à capacitação de estudantes dos níveis superior e técnico

0

O estagiário que busca enriquecer seu currículo contará com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE). É que a instituição está oferecendo 1.500 vagas para cursos gratuitos destinados à capacitação de futuros profissionais. Os interessados devem garantir sua participação realizando a inscrição no site ielpe.org.br, até que todas as vagas sejam preenchidas. As aulas ocorrerão no mês de maio, na modalidade ao vivo e online, e os participantes receberão certificados. Os cursos abordarão temas como planejamento de carreira, gestão do LinkedIn e elaboração de apresentações.

O primeiro curso será sobre planejamento de carreira. Marcado para o dia 14 de maio das 14h às 16h, os participantes conhecerão mais sobre ferramentas para desenvolver um plano estruturado e eficaz para as suas vidas e carreiras. “A oficina busca ajudar os participantes a definirem metas claras, identificar seus valores e interesses, e criar um plano de ação realista para alcançar seus objetivos, utilizando a metodologia do Canvas You”, explicou Ketilly Gomes, instrutora e psicóloga do IEL-PE.

A de LinkedIn Campeão será no dia 21 de maio, das 14h às 16h, e mostrará como a ferramenta pode ser uma poderosa aliada no desenvolvimento de suas carreiras, seja para encontrar oportunidades de emprego, estabelecer conexões profissionais ou fortalecer suas marcas pessoais. Esse também será ministrado por Ketilly Gomes.

Já o curso ‘criando apresentações incríveis com o CANVAS’, a instrutora e psicóloga do IEL-PE, Aldineide Pereira, vai iniciar os estudantes no uso do canvas, que é uma ferramenta de criação, para elaborar apresentações que cativam o público, que comunicam ideias de forma memorável e destacam o conteúdo de maneira atraente.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) – que tem foco na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua escola de negócios – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o SENAI. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação.

¨É absurdo a Embrapa deixar de fazer pesquisa por falta de recursos¨, diz Lula

0

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu que haja maior investimento do Executivo na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

embrapa-foto-fachada

“É absurdo e irresponsabilidade conjunta que uma empresa como a Embrapa deixe de fazer pesquisa porque falta R$ 1 milhão, R$ 2 milhões. Precisamos lembrar que cada centavo aplicado na Embrapa volta para esse País em dólar exportado de soja e milho”, afirmou Lula durante cerimônia de comemoração dos 51 anos da Embrapa nesta quinta-feira.

“Se a Embrapa é importante, é a instituição mais respeitada do país, cabe ao governo e ministros darem o tamanho que ela merece”, disse Lula. “Não é bondade minha, mas reconhecimento do que Embrapa significa no Brasil”, destacou.

O presidente citou a necessidade de realizar uma reunião com as pastas e a Embrapa para viabilizar o programa Embrapa 50+, que visa estruturar as ações da empresa nos seus próximos 50 anos.

“Precisamos discutir as necessidades da Embrapa para que possamos atender a empresa. Precisamos utilizar Embrapa como se fosse a coisa mais extraordinária ao falar da qualidade do Brasil”, afirmou Lula.

Durante o discurso, Lula perguntou à presidente da estatal se a Embrapa possui dinheiro suficiente para fazer suas pesquisas e ouviu um sonoro não da plateia, formada por servidores da empresa. “A Embrapa significa produção de alimentos, que significa acabar com a fome. Não consigo entender como um presidente da República passou 14 anos sem visitar a Embrapa. Embrapa é muito importante para o Brasil; empresa é mãe máxima da tecnologia nacional”, afirmou em outro momento.

Lula também defendeu que a Embrapa seja incluída nas suas viagens internacionais e citou a possibilidade de recriação de posto da Embrapa em Gana para transferência de tecnologia aos países africanos.

Estadão ConteúdoEstadão Conteúdo

Chuva? Calor? Veja a previsão do tempo para hoje na sua região

0

Extremo sul da Bahia sob alerta amarelo de chuvas intensas - PRADO AGORA

                           Previsão do tempo

SEXTA-FEIRA – O QUE VEM POR AÍ

Chuvas intensas afetam parte do país hoje; veja a previsão do tempo

Sudeste – há possibilidade de nevoeiro no sudoeste de São Paulo e na Zona da Mata Mineira. Na cidade do Rio de Janeiro, espera-se uma leve chuva pela manhã, com sol predominando à tarde e diminuição da chuva. O litoral do Espírito Santo terá um dia ensolarado com pancadas rápidas, enquanto as demais áreas do Sudeste terão um clima firme, com ar seco predominando em Minas Gerais.

No Centro-Oeste –  a maior parte da região terá um dia sem chuva, com muito sol, calor e tempo seco, e umidade relativa baixa em Mato Grosso do Sul, interior de Goiás e sul de Mato Grosso.

No Nordeste – há alerta para o aumento do risco de temporais em Salvador e no litoral norte baiano, com tempo nublado e chuvoso. Na costa norte do Nordeste, o tempo será instável, com chuvas a qualquer hora no norte do Maranhão, Piauí e Ceará, devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

No Norte, o tempo também será instável, com muitas nuvens e chuvas em qualquer momento no centro-norte e litoral do Pará, e no estado do Amapá, com alto risco de temporais. Nas demais áreas da região, o clima também será instável, com ar abafado e possibilidade de pancadas fortes de chuva entre Amazonas, norte de Rondônia, Acre e norte e interior do Tocantins.

Recomendações
Fique atento às previsões do tempo para sua região.
Em caso de chuva forte, evite sair de casa e procure abrigo em local seguro. Se você estiver em área de risco de temporais, mantenha-se abrigado e evite atividades ao ar livre.

 Eleição do Conselho Municipal de Políticas Culturais acontece neste sábado(27) em Petrolina

0

Políticas Culturais em Revista - Plataforma 9

As inscrições para candidatos e eleitores, assim como a eleição para os membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, acontecem neste sábado (27), a partir das 15h, na Faculdade de Petrolina (FACAPE), localizada no Campus Universitário s/n, bairro Cidade Universitária. O Conselho foi criado em 2023 pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Executiva de Cultura, com o objetivo de colaborar com a comunidade de forma participativa e democrática na criação, fiscalização e manutenção de políticas públicas relacionadas à cultura municipal.

Para participar do processo eleitoral, seja como candidato ou eleitor, os interessados deverão, obrigatoriamente, se apresentar no dia da eleição e comprovar alguns requisitos presentes no edital publicado no Diário Oficial do Município, através do portal eletrônico: https://petrolina.pe.gov.br. O Conselho Municipal de Políticas Culturais tem caráter consultivo, normativo, deliberativo e permanente. Entre as atribuições do conselho está a participação na formulação, elaboração e o acompanhamento das políticas culturais do município.(Ascom)

Agência do Trabalho de Petrolina oferta hoje: 73 vagas de emprego. Confira e se inscreva

0

Prefeitura de Rio das Ostras

A Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, através das unidades da Agência do Trabalho, disponibiliza vagas de emprego captadas junto a empregadores no Sistema Nacional de Emprego – SINE.

73 Vagas de emprego disponíveis para hoje(26)

Vagas disponíveis

Vagas Função Escolaridade Experiência Salário Observações
01 Advogado Superior Completo 6 Meses Não informado
01 Ajudante de Serralheiro Fundamental Completo 6 Meses R$ 1.600
01 Artífice de Manutenção Ensino Médio Não Exigida R$ 1.515
01 Auxiliar de Estoque Médio Completo Não Exigida R$ 1.435
02 Auxiliar de Garçom Fundamental Completo Não Exigida R$ 1.412
01 Auxiliar de Manutenção Predial Médio Completo 6 Meses Não informado
01 Barman Médio Completo 6 Meses R$ 1.800
02 Bilheteiro de Transporte Coletivo Médio Completo Não Exigida R$ 1.421 Vaga Exclusiva para Pessoa com Deficiência
01 Cortador de Roupas Médio Completo 6 Meses Não informado
02 Costureira em Geral Fundamental Incompleto 6 Meses Não informado
01 Cozinheiro Geral Fundamental Incompleto 6 Meses Não informado
01 Embalador a Mão Superior Completo 6 Meses Não informado
01 Empacotador à Máquina Fundamental Completo 6 Meses Não informado
02 Estoquista Médio Completo Não Exigida R$ 1.412
01 Gerente de Contas – Pessoa Física e Jurídica Superior Completo 6 Meses Não informado
01 Instalador Fotovoltaico Fundamental Incompleto 6 Meses R$ 2.050
01 Lavador de Carros Médio Completo Não Exigida R$ 1.422
01 Magarefe Fundamental Incompleto 6 Meses Não informado
03 Mecânico de Máquinas Agrícolas Médio Completo 6 Meses Não informado
01 Mecânico de Máquinas Pesadas (Manutenção) Médio Completo 6 Meses R$ 1.458
01 Mecânico de Refrigeração Médio Completo 6 Meses Não informado
01 Motofretista Fundamental Completo 6 Meses Não informado
01 Oficial de Manutenção Médio Completo 6 Meses Não informado
01 Operador de Extrusora de Borracha e de Plástico Fundamental Completo 6 Meses Não informado
01 Pasteleiro Médio Incompleto 6 Meses Não informado
02 Serralheiro Fundamental Completo 6 Meses R$ 2.000
01 Técnico Eletricista Médio Completo 6 Meses Não informado
01 Técnico em Segurança no Trabalho Médio Completo 6 Meses R$ 2.200
06 Trabalho no Cultivo de Trepadeiras Frutíferas Fundamental Incompleto Não Exigida Não informado Vaga Exclusiva para Pessoa com Deficiência
30 Trabalhador Rural Fundamental Incompleto 6 Meses Não informado
01 Vendedor Interno Médio Completo 6 Meses Não informado
01 Vendedor Pracista Médio Completo 6 Meses Não informado

AGENCIA DO TRABALHO DE PETROLINA

PETROLINA RUA DONA JUSTINA FERREIRA DE SOUZA, S/N, VILA MOCO, PETROLINA 87-3866-6540

petrolina@sedepe.pe.gov.br

Das 8h às 13h

 

Concursos públicos no Sertão de Pernambuco oferecem mais de 300 vagas diretas

0

As seleções estão sendo feitas em Araripina, Salgueiro, Lagoa Grande e pela Univasf.

Município lança Edital de Concurso Público – Prefeitura de

Para quem está em busca de um emprego público, três municípios do Sertão de Pernambuco estão com inscrições abertas para processos seletivos. A Universidade Federal do Vale do São Francisco também está realizando seleção para contratação de professor efetivo. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 317 vagas diretas.

Confira as vagas:

Câmara Municipal de Araripina

  • 18 vagas mais cadastro de reserva
  • Níveis médio e superior
  • Salários entre R$ 1.500 e R$ 2.500
  • Inscrições até 20 de maio (clique aqui)
  • Taxa de inscrição custa R$ 100 para nível médio e R$ 120 para nível superior.

Prefeitura de Salgueiro

  • 122 vagas efetivas e formação de cadastro
  • Níveis médio e superior
  • Inscrições até 20 de maio (clique aqui)
  • Taxa de inscrição varia entre R$ 106, para nível médio e técnico, e R$ 126, para os cargos de nível superior.

Prefeitura de Lagoa Grande

  • 145 vagas imediatas e 89 de cadastro reserva
  • Níveis fundamental, médio, técnico e superior
  • Inscrições até 13 de maio (clique aqui)
  • Salários entre R$ 1.397 e R$ 10.580.
  • Taxa de inscrição: R$70 (nível fundamental); R$ 100 (nível médio e técnico); R$ 130 (nível superior).

Univasf

  • 32 vagas para as Classes Auxiliar A, Assistente A e Adjunto A, nível I, para atuar em diferentes cursos da Univasf em campi localizados nas cidades de PetrolinaSalgueiroPaulo AfonsoSenhor do Bonfim e São Raimundo Nonato
  • O candidato precisa possuir formação acadêmica referente à área escolhida
  • Inscrição até as 18h do dia 29 de abril (clique aqui)
  • A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 30 de abril e varia entre R$ 100,00 e R$ 200,00, dependendo da área que o candidato escolha.

Continua nesta sexta-feira(26) missão técnica de empresários e técnicos ao polo de irrigação Juazeiro(BA)/Petrolina(PE) promovida pela Codevasf

0

Visitas começaram e terminam neste sabado(27)

FRUTICULTURA E IRRIGAÇÃO

Uma missão técnica formada por empresários e técnicos ligados ao segmento de hortifrutigranjeiros irá percorrer, de 25 a 27 de abril, locais estratégicos do polo de irrigação Juazeiro(BA)/Petrolina(PE). A organização está a cargo da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro como parte das comemorações dos 50 anos de atuação da Companhia. O objetivo é mostrar aos visitantes a pujança agrícola do vale do São Francisco, especificamente na área da fruticultura irrigada, para que, por meio da interação com produtores locais, novas relações comerciais surjam e fortaleçam o potencial agrícola da região.

O grupo reúne dirigentes, permissionários e técnicos das Centrais de Abastecimento (Ceasas) de diversos estados, comerciantes de hortifrutigranjeiros filiados à Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (BR-Brastece), Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA).

FRUTICULTURA E IRRIGAÇÃO

A missão técnica conta ainda com a participação de representantes dos Distritos de Irrigação dos Projetos Públicos de Irrigação de Maniçoba, Tourão, Mandacaru, Salitre e Curaçá, mantidos pela Codevasf e localizados em Juazeiro, além de representantes da União dos Produtores do Perímetro de Curaçá (Upropic), Cooperativa dos Produtores e Exportadores do vale do São Francisco (Coopexvale), Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina e Distrito de Irrigação Nilo Coelho, localizado em Petrolina.

Segundo um dos organizadores, o engenheiro agrônomo João Santana Tosta, da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, “não será um encontro em auditório, mas um conjunto de visitas a campo, colocando compradores em contato direto com os irrigantes e exportadores da região para que os visitantes conheçam a nossa realidade e comprovem a riqueza de nosso vale”.

Roteiro da missão

Juazeiro agora ocupa a segunda posição no ranking nacional na produção de manga - DIVULGA PETROLINA

Manga do Maniçoba. A programação em Juazeiro prevê visitas ao Projeto Público de Irrigação de Maniçoba, Mercado do Produtor e Centro de Excelência em Fruticultura do Senar. Em Petrolina, está prevista visita à fazenda Lira Agro, instalada no Projeto Público de Irrigação Nilo Coelho, e à sede da Coopexvale.

Anselmo Turismo |

Como atividade opcional, os visitantes poderão conhecer um pouco do rio São Francisco navegando no “Vapor do Vinho” e visitar a Vinícola Miolo, na cidade baiana de Casa Nova.

Para a realização da missão técnica, a Codevasf firmou parceria com a AMA, responsável pela administração do Mercado do Produtor de Juazeiro – segundo mercado nacional em termos de comercialização de frutas, legumes e verduras.

Segundo o diretor-presidente da AMA, Daniel Mota, “estamos prontos para mostrar aos visitantes o que é o Mercado do Produtor de Juazeiro e o que ele representa para a região e para o Brasil. Estamos completando 40 anos de existência, e esse encontro vai abrilhantar ainda mais esta data”.

O Senar, por meio do Centro de Excelência em Fruticultura, também é parceiro na promoção da missão técnica, bem como os Distritos de Irrigação, por meio de seus diretores e produtores de frutas.

PETROLINA - MELHOR DO NORDESTE

Centrais de abastecimento

Há 15 anos a Codevasf, por meio da Superintendência Regional em Juazeiro, participa de reuniões e encontros nacionais da Abracen, divulgando seu trabalho no âmbito do desenvolvimento regional, destacando a implantação dos Projetos Públicos de Irrigação no vale do rio São Francisco – Juazeiro/Petrolina, considerados os responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura irrigada e principal matriz econômica da região, que responde por mais de 90% da exportação de frutas frescas (destacando-se a uva e a manga).

Segundo dados socioeconômicos, em 2023, os PPIs mantidos pela Codevasf alcançaram a marca de 4,11 milhões de toneladas de alimentos produzidos, um crescimento de 4% na área cultivada, e sustentaram 343,2 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, cujo valor bruto da produção (VBP) chegou a R$ 5,48 bilhões.

Codevasf marca presença na 28ª Fenagri, em Petrolina (PE) – Blog do Waldiney Passos

Para Éder Bublitz, presidente da Abracen, o evento técnico promovido pela Codevasf é uma importante missão para conhecer o que há de mais moderno no mundo em termos de produção de frutas tropicais. “A região é uma referência nacional e internacional de qualidade de frutas, de produtividade, enfim, são muitos atributos positivos que a região do vale do São Francisco oferece”, destaca.

Bublitz considera que muitas pessoas vão em busca de informação, de tecnologia em outros países e esquecem que uma das grandes referências de irrigação é o vale do São Francisco. “A Codevasf criou este belo evento que vai proporcionar muito conhecimento. Vamos aprender muita coisa e levar para as nossas Ceasas o que o vale do São Francisco está produzindo”, conclui.