Home Sem categoria Exercício físico pode ser grande aliado na prevenção da artrose

Exercício físico pode ser grande aliado na prevenção da artrose

893
0

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil sofrem da doença

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil sofrem da doença

Com o aumento da expectativa de vida e a diminuição da taxa de natalidade, a população brasileira, consequentemente, vem passando por um processo de envelhecimento. Por isso, doenças reumáticas — ou seja, que comprometem o sistema locomotor —

A artrose — ou osteoartrose ou osteoartrite —, por exemplo, causa desgaste acelerado da cartilagem, estrutura responsável por cercar os ossos e impedir o choque entre eles. Hoje, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de pessoas — não só idosas — no país são acometidas pela enfermidade.

Diante desse cenário, ao contrário do que muitas vezes se imagina, o exercício físico pode ser um grande aliado tanto na prevenção como no tratamento da artrose, chama a atenção o ortopedista Marcelo Midlej Reis, especialista em cirurgia no joelho.

“Os exercícios ajudam a fortalecer os músculos ao redor das articulações afetadas, melhoram a flexibilidade e a amplitude de movimento e reduzem a dor e a inflamação”, explica Midlej Reis.

Mas é importante escolher o tipo correto e fazer uma avaliação médica antes de iniciar qualquer programa de exercícios. “Eles devem ser adaptados às necessidades individuais de cada pessoa e levar em consideração o grau de comprometimento da articulação afetada”, observa o ortopedista.


A Tarde