Home Sem categoria TSE: número de jovens que querem votar nesta eleição supera o de...

TSE: número de jovens que querem votar nesta eleição supera o de 2020

1814
0

Número de eleitores de 16 e 17 anos aumentou nesta eleição municipal, em comparação com a de 2020

Urnas para eleição de conselheiros tutelares saíram para locais de votação nesta sexta-feira (29/9) -  (crédito: Evaristo Sa/AFP)

No ano de realização das eleições municipais no Brasil, mais de 480 mil jovens de 16 e 17 anos solicitaram o título de eleitor entre janeiro e março de 2024. Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, o número é bem superior ao que foi registrado no pleito de 2020. Na tarde de terça-feira (16), o magistrado se reuniu com a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella, e a diretora do Conselho Nacional de Juventude da instituição, Thaís Falone, para tratar do tema.

TSE discute regras para uso de IA nas eleições municipais

TSE terá centro para combater desinformação nas eleições municipais
“Nos primeiros três meses de 2024, a Justiça Eleitoral registrou mais um aumento no número de alistamentos eleitorais entre pessoas de 16 e 17 anos. Mais de 480 mil jovens [nessa faixa etária] solicitaram o título de eleitor, número bem superior ao das últimas eleições municipais, de 2020”, ressaltou.

O último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , de 2022, indicou que são mais de 5,7 milhões de jovens brasileiros entre 16 e 17 anos de idade que residem no país. Atualmente, os eleitores dessa faixa etária correspondem a mais de 1,3 milhão de pessoas.

Para Moraes, as campanhas de incentivo ao primeiro voto contribuíram para o aumento expressivo no número de títulos solicitados por esses jovens. O presidente do TSE também ressaltou que os cartórios eleitorais estarão abertos para essa finalidade até 8 de maio.

“É muito importante essa divulgação, para que os jovens saibam que ainda há tempo de se dirigirem até o cartório eleitoral, tirarem seu título com biometria, para que possam votar nas eleições deste ano, decidindo o seu prefeito, a sua prefeita, seus vereadores, suas vereadoras”, destacou.

* Com informações do TSE