Home Sem categoria Secretaria de Ciência, Tecnologia & Inovação e Sebrae-PE firmam nova parceria estratégica...

Secretaria de Ciência, Tecnologia & Inovação e Sebrae-PE firmam nova parceria estratégica para fortalecimento de incubadoras do Estado

493
0

Acordo de Cooperação Técnica será firmado na próxima segunda-feira (17) para ampliar a competitividade dessas instituições e reforçar ações de desenvolvimento da Rede de Ecossistema de Inovação de Pernambuco (REPE).

A Secretaria de Ciência, Tecnologia & Inovação (Secti) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE) firmam nova parceria para o desenvolvimento das incubadoras com atuação no Estado. Com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), na próxima segunda-feira (17), às 16h, tem início mais uma frente de trabalho integrado para ampliar a competitividade dessas instituições e, como resultado direto, fortalecer a Rede de Ecossistema de Inovação de Pernambuco (REPE).

A partir de uma maior integração entre ambientes de Inovação, com atividades de cooperação, intercâmbio de conhecimentos técnicos e troca de experiências para reforçar a qualificação das incubadoras, será possível ampliar o número de startups pernambucanas com atuação relevante nos mercados nacional e internacional.

Os trabalhos serão focados na melhoria dos índices de maturidade dos ecossistemas das cidades de Petrolina, Araripina, Garanhuns, Caruaru e Recife. Serão promovidas consultorias de gestão, cursos para formação de lideranças, mentorias, palestras, oficinas, além de diagnósticos completos dos ecossistemas e estudos de consolidação das estratégias nas regiões de desenvolvimento alvos do ACT.

As atividades previstas no Acordo de Cooperação Técnica preveem ainda a inclusão de acadêmicos na execução dos trabalhos propostos, especialmente ex-bolsistas da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), como braço estratégico de formação de pessoal para atingir os resultados esperados.

O ACT é mais um desdobramento da Aliança Estratégica entre Secti e Sebrae-PE, que formalizou a criação da REPE no final do ano passado. Formada, atualmente, por 41 instituições dos setores público, privado e acadêmico e do terceiro setor de todo o Estado, a REPE tem como premissas desenvolver ações de maneira colaborativa e integrada, assim como traçar políticas no campo da pesquisa, desenvolvimento, inovação (PD&I) e do empreendedorismo inovador.