Home Sem categoria Quarta-feira(23) véspera de São João, a festa nordestina. Como surgiram as festas...

Quarta-feira(23) véspera de São João, a festa nordestina. Como surgiram as festas juninas?

711
0

Noite de São João" - Márcio Antoniasi - Celeiro Cultural

As Festas Juninas parecem uma tradição tipicamente brasileira, mas são originárias de rituais que marcavam o início da colheita na França, Espanha, Itália e Portugal. Os agricultores faziam oferenda aos deuses e dançavam ao redor de fogueiras.

O costume chegou ao Brasil através dos padres jesuítas. Como a Igreja Católica celebrava o Dia de São João no dia 24 de junho, as festas da colheita receberam o nome de “festas joaninas”. Mais tarde as festas de Santo Antônio (13) e São Pedro (29) passaram a ser comemoradas e chamadas de juninas.

A tradição de levantar um mastro com uma bandeira que traz a imagem de um dos três santos juninos também vem da Europa, bem como o hábito da quadrilha, introduzida pela Família Real e importada da França – a ponto de, no início, as palavras de ordem serem ditas em francês (só depois foram incorporados o “olha a cobra”, “olha a chuva”, etc).

No Brasil, a festa é caracteristicamente nordestina. De ponta a ponta,os nordestinos abraçaram os eventos juninos para celebrar os dias dos santos.  De Santo Antônio(13), São João (24) e São Pedro(29). Por conta da pandemia, varias cidades não vão poder acender fogueiras e nem soltar fogos.