Home Sem categoria É hoje a décima edição da campanha “Eu viro Carranca para...

É hoje a décima edição da campanha “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico”. Evento é neste sábado, 03 de Junho, em Floresta-PE

1597
0

 

Este ano, a campanha foca nos povos da bacia do Velho Chico com o intuito de valoriza-los e dar visibilidade a eles. A Bacia do Rio São Francisco apresenta um perfil populacional diverso que trafega em uma linha de grandes contrastes, com áreas com elevados níveis de riqueza e densidade demográfica, enquanto outras localidades têm reduzidos níveis de renda. É nesse contexto que vivem os povos e comunidades tradicionais do rio São Francisco: quilombolas, indígenas, comunidades de fundo de pasto, pescadores artesanais, ribeirinhos, sertanejos, vazanteiros, caatingueiros, geraizeiros, extrativistas, ciganos, povos de terreiros, entre outros. As comunidades tradicionais representam grande parte dos mais de 18 milhões de brasileiros inseridos na bacia do Velho Chico e, apesar da sua antiguidade e importância, ainda não existe uma quantificação precisa dessa população.

Com esta campanha, o CBHSF se propõe a mobilizar a população do território –o meio político estadual e municipal, as companhias de saneamento, o setor produtivo em geral e a sociedade civil – em torno da necessidade urgente de revitalização do rio, dando, para isso, voz à gente do rio. As obrigações em torno da recuperação do Rio São Francisco – um manancial de importância histórica principalmente para o Nordeste brasileiro, e fundamental para o abastecimento da população – devem novamente encampar políticas públicas, que envolvem o cuidado com a sua gente, as comunidades tradicionais que viveram dentro do processo histórico de condições de desigualdade, isolamento geográfico e/ou cultural, tendo pouco acesso às políticas públicas de cunho universal.

Em sua décima edição, a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” já faz parte do calendário anual de eventos, tendo sido agraciada, em 2020, com o Prêmio ANA, da Agência Nacional de Águas, conquistando o 1° lugar na categoria Singreh (Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos). O Prêmio ANA reconhece o mérito das iniciativas que se destacaram pela excelência de sua contribuição para a segurança hídrica do Brasil.

Com o objetivo de jogar luz sobre os graves problemas enfrentados pelo rio São Francisco, a campanha, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, traz como tema deste ano a importância de se cuidar do manancial e de seus afluentes.

Este ano, a campanha terá atividades presenciais no dia 03 de junho, data em que se comemora o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. As atividades ocorrerão simultaneamente em quatro cidades da Bacia, uma em cada região fisiográfica. São elas: Felixlândia (MG – Alto SF), Paratinga (BA – Médio SF), Floresta (PE – Submédio SF) e São Brás (AL – Baixo SF)                                             

SERVIÇO:

  • Campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chic
  • Data: 03/06/2022
  • Local: Floresta (PE)

      Ascom