Home Sem categoria Se ligue nos serviços de alerta da ´Defesa Civil` que é...

Se ligue nos serviços de alerta da ´Defesa Civil` que é aliado na prevenção de desastres naturais

1421
0

O serviço por SMS já alcança quase 7 mil petrolinenses cadastrados

O Serviço de Alerta é um recurso aliado na comunicação da Prefeitura de Petrolina para atuar de forma antecipada em eventos adversos e demais condições que possam estar relacionadas à riscos de desastres naturais. Este serviço foi incorporado ao protocolo da Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP), desde junho de 2021. No município, a ferramenta, através do SMS, já alcança mais de 6.970 cadastrados. Além disso, mensagens são enviadas também para os aplicativos de whatsapp e telegram.

A adesão do público ao serviço contribui com a efetividade das ações preventivas, principalmente nas áreas de risco, onde a população pode redobrar o estado de observação e se precaver, inclusive acionando, com maior rapidez, os órgãos competentes sempre que necessário.

Além do mais, a ferramenta estabelece maior proximidade com a população e agilidade na transmissão de informações. Diante da iminência de chuvas ou ventos fortes, ou outros fatores que possam representar risco à população, um aviso é encaminhado diretamente aos celulares cadastrados. A informação chega de forma rápida, na palma da mão dos cidadãos, com as orientações necessárias e canais de atendimento para casos de emergência.

Como realiza o cadastramento 

Para quem ainda não possui o serviço de alerta, o acesso pode ser realizado através do serviço SMS 40199. Para isso é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

Além disso, também é possível ter acesso às informações através dos aplicativos de mensagens como: Telegram (baixa o aplicativo e pesquisa @defesacivilbrbot) e WhatsApp (cadastra o número (61) 2034-4611 e envia um simples “Oi”). Para conseguir receber mensagens, o usuário deve fazer um cadastro prévio. (Ascom)