Home Sem categoria Como estudar para redação do Enem? Veja dicas

Como estudar para redação do Enem? Veja dicas

614
0


No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano ocorre nos dias 13 e 20 de novembro, a redação é responsável por 20% da pontuação total da prova. Contudo, alguns cursos e instituições de ensino podem dar um peso maior. Por conta disso, esta etapa do exame pode ser essencial para definir se o aluno conseguirá alcançar o seu objetivo de ingressar no ensino superior.

Logo, é necessário prestar atenção tanto na redação, quanto nas demais áreas do conhecimento aplicadas na prova do Enem. Para isso, segue algumas dicas para estudar para a Redação:

1 – Leia bastante: o ato da leitura possibilita uma assimilação das regras gramaticais, aumenta o vocabulário e estimula a criatividade.

2 – Conheça os principais erros gramaticais: existem erros gramaticais que passam despercebidos durante a produção de uma redação. É importante conhecê-los pois eles são levados em consideração durante a correção do texto do Exame.

3 – Grave referenciais teóricos: gravar pelo menos dois referenciais teóricos para cada eixo temático (problemas sociais; política; saúde; meio ambiente, etc.) pode servir como elemento chave para garantir um bom desenvolvimento do texto.

4 – Leia o manual do participante: ler o manual vai possibilitar que o estudante saiba exatamente o que o Enem espera que se tenha na redação. Por exemplo: o Exame avalia 5 competências na produção textual: domínio da norma culta da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos; e elaborar proposta de solução para o problema abordado.

5 – Pratique: é necessário separar um tempo da rotina para treinar, pois somente a prática vai garantir a construção de uma redação nota mil no Enem. Um bom começo é tentar fazer, pelo menos, duas redações por semana.

Mega Revisão Enem gratuita

Se interessou pelas dicas e quer aprender mais antes da prova do Enem? A Rede UniFTC está com inscrições gratuitas abertas para a oitava edição de sua Mega Revisão Enem UniFTC, que este ano acontece de forma presencial. Os interessados podem realizar as inscrições através deste link (https://unif.tc/MegaUniFTC22) e garantir acesso exclusivo aos conteúdos.

A Mega Revisão Enem UniFTC conta com uma programação focada na preparação do estudante para o Enem 2022, além da participação e expertise de professores especialistas em aprovação no exame. As aulas vão acontecer nas cidades de Salvador, Vale do São Francisco (Juazeiro e Petrolina), Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista e Feira de Santana.

A primeira Mega das Megas vai ocorrer na região do Vale do São Francisco no dia 20 de outubro. Em seguida, os estudantes de Itabuna vão participar do evento no dia 26 de outubro. Dia 27 é a vez dos futuros universitários de Jequié presenciarem o aulão de revisão. Em 3 de novembro a UniFTC de Vitória da Conquista realizará a edição do evento.

Já em Feira de Santana, os estudantes vão poder contar com o aulão na Unex – Centro Universitário de Excelência, no dia 9 de novembro. Por fim, a Mega Revisão Enem UniFTC encerra sua edição deste ano em Salvador, no dia 10 de novembro, pouco tempo antes do dia da prova do Exame, que será aplicada este ano nos dias 13 e 20 de novembro.

  • Contatos da assessoria
  • Victor Rosa
  • Tel.: 71 9 9978-3516
  • Email: vlrosa.ssa@ftc.edu.br

Previous articleObras de construção de Escola e Creche no Nova Petrolina devem mudar a realidade dos estudantes do bairro
Next articleCorrida da Lua! Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio será interditada neste sábado(20)