Home Sem categoria Enem 2023 – está chegando a hora! como dominar o tema da...

Enem 2023 – está chegando a hora! como dominar o tema da redação e garantir um bom desempenho no primeiro dia de prova

995
0

Se ligue! A nota da redação possui um peso considerável na média final, e o professor do Estratégia Vestibulares oferece dicas para uma boa pontuação

Como Fazer uma Boa Redação para o Enem | Enem 2023

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece no próximo domingo (05) e um dos assuntos abordados será a redação. A boa elaboração do texto garante ao candidato uma nota que tem muito peso sobre a prova, e o tema proposto geralmente tem ligação com algum assunto pertinente à sociedade e ao cotidiano.

Observando este cenário, o professor de redação e filosofia Fernando Andrade, do Estratégia Vestibulares, curso online preparatório para provas vestibulares e Enem criado pelo grupo educacional Estratégia, dá algumas dicas para interpretar a frase tema da redação e garantir uma boa nota.

Proposta de redação

A proposta do tema da redação aparece logo após os textos motivadores e apresenta uma situação-problema, que deve servir de reflexão para o aluno. Observe com muita atenção a proposta, porque geralmente é um tema geral ou um recorte. No ano anterior, o tema da redação foi: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. O tema  geral era “registro civil”  e o recorte “invisibilidade social”, por exemplo.

Como interpretar o tema de redação

O foco para fazer a interpretação adequada do tema é conseguir identificar corretamente o tema geral e o recorte proposto pela banca. A identificação errada do tema geral e do recorte proposto na redação podem prejudicar a interpretação e causar a fuga do tema.

Interpretação correta do texto

O Enem apresenta uma proposta de redação bem elaborada para evitar que o aluno zere a prova, mas a fuga do tema pode prejudicar o candidato e reduzir sua nota. Para evitar que isso aconteça, ler os textos motivadores com atenção, grifar as palavras importantes e buscar sinônimos para elas, a fim evitar a repetição ao longo do texto, são boas estratégias. Além disso, iniciar o texto com um argumento que tenha relação ao tema central é fundamental e mostra ao corretor a conexão com o assunto proposto.

Sobre o Estratégia
Principal grupo educacional especialista em provas complexas no Brasil, o Estratégia é a maior referência em cursos preparatórios online para concursos públicos, escolas militares, OAB, vestibulares e residência médica. Com sede em São Paulo, filial em Brasília e estúdios espalhados em todas as regiões do país, os valores do Estratégia são pautados no cuidado, respeito e reconhecimento de seus colaboradores, professores e alunos.

Enem 2023: faltam 100 dias para as provas - Brasil Escola