Uma manhã de muitos cuidados e práticas integrativas para dar atenção a quem também cuida de todos os petrolinenses, os Agentes de Combate às Endemias (ACE’s). A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira (17), um momento especial de práticas integrativas. Os profissionais puderam receber ventosaterapia, auriculoterapia e exames laboratoriais, tanto os de rotina, quanto de colinesterase, e as atividades foram encerradas com um café da manhã bastante reforçado.
Esses exames são feitos anualmente, conforme preconiza o Ministério da Saúde, e neste ano a Prefeitura decidiu realizar este mutirão que atendeu aos 150 ACE’s. Em especial, foi ofertado o exame de colinesterase, já que os agentes, em sua rotina de trabalho, fazem uso de inseticida no combate às larvas e aos mosquitos Aedes aegypti. Este teste laboratorial é solicitado para verificar o grau de exposição de uma pessoa a produtos tóxicos, como pesticidas, inseticidas, herbicidas ou fertilizantes. A Secretaria de Saúde segue na busca de cuidar da saúde de quem também cuida da saúde dos milhares de petrolinenses.
O Supervisor Geral de Endemias, George Luiz, destacou a importância dessa ação para os agentes, especialmente no que diz respeito aos exames laboratoriais. “Nós, que utilizamos inseticidas no combate ao mosquito Aedes aegypti, precisamos desse acompanhamento para que possamos identificar precocemente qualquer alteração. Além disso, foi um momento de integração entre nossos 150 profissionais, que apreciaram muito a iniciativa. Eles participaram de sessões de auriculoterapia e ventosaterapia, e ainda desfrutaram de um café da manhã reforçado após os exames de sangue”, celebrou George.(Ascom)