Mais de 90% da Lua ficará encoberta entre esta quinta-feira (27) e sexta-feira(28)
Eclipse Lunar poderá ser visto de todo o Brasil a partir desta quinta-feira (27) de – Foto: Unsplash/ReproduçãoA astrônoma do ON, Josina Oliveira do Nascimento, afirmou que o eclipse desta semana terá grande magnitude: 96,2% da Lua ficará obscurecida, o que o tornará visualmente semelhante a um eclipse total.
O eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na sombra projetada pela Terra. “O Sol incide na Terra e uma sombra se forma no espaço.
Essa sombra tem duas partes: a penumbra (sombra clara) e a umbra (sombra escura)”, explicou Josina.
Segundo o ON, no fenômeno desta semana, a Lua mergulhará profundamente na umbra, criando o efeito de uma “mordida” que cobrirá quase todo o disco lunar.
Qual o horário do eclipse lunar?
O eclipse lunar poderá ser visto em todo o Brasil, dependendo apenas das condições do tempo. A duração da fase parcial, que é a mais perceptível, será de 3 horas e 18 minutos.
Veja os horários, segundo o ON:
- Início do eclipse penumbral: 27 de agosto, às 22h24
- Início do eclipse parcial: 27 de agosto, às 23h34
- Máximo do eclipse parcial: 28 de agosto, às 01h13 (momento de maior obscurecimento)
- Fim do eclipse parcial: 28 de agosto, às 02h52
- Fim do eclipse penumbral: 28 de agosto, às 04h02
Como observar?
Segundo o ON, ao contrário do eclipse solar, que exige o uso rigoroso de filtros para evitar danos permanentes à retina, o eclipse lunar é totalmente seguro. “Para ver o eclipse da Lua não é preciso nenhum aparato, basta olhar e contemplar pelo tempo que quiser”, afirmou Josina.
A astrônoma disse que os brasileiros precisam apenas torcer para que o tempo não esteja nublado.
Quando será o próximo eclipse lunar?
Quem perder o eclipse lunar desta semana terá de ter paciência para observar o próximo.
De acordo com o ON, no ano que vem, dois eclipses lunares devem ocorrer, mas ambos serão do tipo penumbral, em que a diferença de brilho é quase imperceptível a olho nu.
Em 2028, haverá um eclipse parcial da Lua visível em todo o Brasil, na noite entre 11 e 12 de janeiro, mas o obscurecimento será de apenas 2,4%. No mesmo ano, também haverá um eclipse parcial da Lua e outro total, que não serão visíveis no Brasil.
Um eclipse lunar total visível em todo o País só deve ocorrer na noite entre 25 e 26 de junho de 2029.
Por Estadão Conteúdo


