Home Sem categoria Termina neste domingo(14) inscrição para IFPE ingresso 2022.1

Termina neste domingo(14) inscrição para IFPE ingresso 2022.1

703
0

Por conta da pandemia, novamente, o Instituto não realizará provas nesta edição

O processo de ingresso 2022.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) foi prorrogado para este  domingo (14). Os interessados em uma das 4.631 vagas ofertadas nos 16 campi da instituição podem se inscrever, gratuitamente, pelo site do IFPE.

Por conta da pandemia, novamente, o Instituto não realizará provas nesta edição. O processo se dá por meio de avaliação de desempenho escolar do Ensino Fundamental ou Médio ou da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com a modalidade do curso escolhida.

Do total de vagas, 60% são reservadas às cotas para estudantes que tenham cursado, integralmente, o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Há ainda subcotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas, além de reserva de vagas nos cursos de vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.

Para os candidatos que concorrerão às vagas dos cursos técnicos nas modalidades Integrado, Proeja e Subsequente, o ingresso se dará pela análise do histórico escolar ou certificação equivalente, através do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. No caso do Integrado ou Proeja, serão levadas em conta as notas obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental. Já no Subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Já os candidatos aos cursos superiores poderão escolher entre apresentar a nota geral do Enem ou o histórico escolar do Ensino Médio ou documento equivalente. No caso da nota do Enem, será aceita uma das cinco últimas edições (2016 a 2020). Quem optar por histórico escolar deverá usar as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio referente às disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia ou equivalentes.

Avaliação de música

Para candidatos aos cursos de Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim) e técnico em Instrumento Musical (Campus Barreiros), haverá ainda uma etapa adicional de performance, que ocorrerá por meio da submissão de um vídeo.

Com a mudança no período de inscrições, os candidatos terão que enviar a gravação do material no período de 10 a 16 de novembro, de forma on-line ou presencial. As demais datas do processo se mantêm. O resultado preliminar dessa Avaliação Específica em Música (AEM) será divulgado no dia 24 de novembro.

Retificação da inscrição

Uma lista preliminar das inscrições será divulgada no dia 24 de novembro. Nessa mesma data, também sairá o resultado preliminar da Avaliação Específica em Música (AEM). Os que tiverem a inscrição indeferida poderão consultar o motivo do indeferimento e, nos dias 25 e 26 de novembro, terão a oportunidade de retificar dados e até anexar nova documentação. A retificação finalizada será submetida a uma nova análise, cujo resultado será disponibilizado no dia 7 de dezembro.(Ascom)

Previous articlePrefeitura de Petrolina incentiva empreendedorismo de jovens com oficinas sobre rede social. Inscrições até este domingo(14)
Next articleDia Mundial do Diabetes: estimativa é que Brasil tenha 21,5 milhões de diabéticos até 2030