Home Sem categoria Consulte se voce tem valores a receber.O sistema já está aberto....

Consulte se voce tem valores a receber.O sistema já está aberto. Faça sua consulta e seu saque

801
0

Valores a receber do Banco Central: saiba como consultar se você tem dinheiro esquecido

O Banco Central informou, que os consumidores já podem  consultar eventuais valores esquecidos em bancos, instituições financeiras e cooperativas, na segunda fase do Sistema Valores a Receber (SVR). A estimativa é de R$ 6 bilhões para devolução.

O acesso ao sistema, para resgate do dinheiro, já está liberado desde de ontem(07). O Banco Central informou que a antecipação da consulta é para evitar uma sobrecarga de milhões de pessoas durante os saques.

O montante de R$ 6 bilhões, atualmente disponível no SVR, engloba um total estimado de 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.

Na reabertura do Sistema de Valores a Receber (SVR), o Banco Central vai possibilitar a consulta de valores de pessoas falecidas. Herdeiros, testamentários, inventariantes ou representante legal poderão acessar eventuais saldos.

De forma mais específica, esse dinheiro é proveniente dos Valores a Receber, e pode ter diferentes origens, a depender da situação de cada um. Normalmente, as possibilidades mais comuns do dinheiro esquecido são:

  • Saldo esquecido em conta que foi encerrada;
  • Dinheiro proveniente de consórcio de crédito;
  • Tarifas cobradas de forma indevida;
  • Transações de empréstimo;
  • Diversas outras possibilidades.

Saiba como consultar

Antes de conferir qual o processo necessário para consultar os valores, é de suma importância entender quais as condições para que familiares de pessoas já falecidas possam sacar o dinheiro. Para início de conversa, a primeira coisa a ser feita é comprovar o parentesco com o titular.

Feito isso, o próximo passo consiste em apresentar a documentação necessária para comprovar o falecimento do ente. Normalmente, é possível obtê-la através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ainda pode ser necessário solicitar o auxílio de um profissional para sanar todas as dúvidas.

Agora, portanto, aqueles que querem apenas consultar se existe saldo disponível para titularidade própria, podem acessar diretamente o site do BC exclusivo para os Valores a Receber (bityli.com/DAU8C). A consulta pode ser feita através do CPF.

Ademais, o BC alerta para os golpes envolvendo o dinheiro esquecido. A orientação é para jamais clicar em links enviados através de SMS e/ou das redes sociais. Por fim, em caso de mais dúvidas, é possível solicitar ajuda no site mencionado.