Home Sem categoria Teste simples detecta risco de demência antes dos primeiros sintomas

Teste simples detecta risco de demência antes dos primeiros sintomas

1235
0

A investigação foi publicada pela revista Neurology

Teste simples detecta risco de demência antes dos primeiros sintomas

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Neurology, pode estar surgindo um novo teste capaz de detectar o risco de demência antes mesmo dos primeiros sintomas aparecerem.

O novo exame é chamado de SOMI, que significa Estágios de Comprometimento Objetivo da Memória. Através de uma série de imagens, os pacientes são convidados a lembrar o que viram.

O objetivo é classificar as capacidades de memória em cinco estágios. Aqueles que se encontram nos estágios três e quatro enfrentam um risco três vezes maior de desenvolver demência do que aqueles que ficaram no estágio zero.

“O SOMI consegue identificar pessoas cognitivamente normais com alto risco de progressão clínica”, disse Ellen Grober, do Departamento de Neurologia do Albert Einstein College of Medicine, nos Estados Unidos.

A pesquisa envolveu 969 participantes entre 40 e 100 anos. Grober afirmou que este não é apenas um teste de memória, mas sim uma ferramenta que começa com uma fase de estudo.

“A detecção precoce pode ajudar indivíduos e profissionais de saúde a tomar medidas para controlar os sintomas, planejar o futuro e, potencialmente, retardar a progressão da causa do declínio cognitivo”, continuou Ellen Grober.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL – LIFESTYLE DEMÊNCIA