Home Sem categoria Denise Lima apresenta alternativas para resolver o impasse do ´Tatú Bola`em Petrolina

Denise Lima apresenta alternativas para resolver o impasse do ´Tatú Bola`em Petrolina

1236
0

O TATU-BOLA - VÍRUS DA ARTE & CIA - Lu Dias Carvalho

Denise Lima

A bióloga Denise Lima foi convidada pela Associação dos Produtores Rurais de Baixa Alegre, zona rural de Petrolina, para apresentar as alternativas técnicas e juridicas para todas as comunidades que podem ser atingidas pela Unidade de Conservação Tatu Bola, caso ela venha a ser implantada.

A reunião ocorrerá neste domingo(27) pela manhã e deverá contar com a participação de pessoas de todas as comunidades rurais do extremo norte de Petrolina que estão na área da Unidade de Conservação do Tatu Bola.

Essa unidade foi aprovada sua criação pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente e decretada pelo governador em 2014.

Em 2015 ocorreu uma nova decisão do conselho estadual, porém, sem que sua decisão da revogação fosse operacionalizada levando agricultores a terem dificuldades em trabalhar em suas terras devido a segurança jurídica criada.

De acordo com Denise Lima a decisão mais significativa já foi tomada pelo conselho estadual que ela esteve à frente em 2015 e que foi aprovação da recategorizacao da unidade, transformando em Área de Preservação Ambiental -APA, que é menos restritiva e permite aos trabalhadores rurais dessas regiões permanecerem em suas terras e poderem trabalhar tranquilamente”.

A Unidade de Conservação e Refúgio de vida Silvestre Tatu Bola foi criada com 110 mil hectares e que possui uma estimativa de 20 mil pessoas, nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.(Ascom)