Home Sem categoria Férias Escolares: Museu do Sertão é ótima opção para quem deseja conhecer...

Férias Escolares: Museu do Sertão é ótima opção para quem deseja conhecer a história de Petrolina

655
0

Férias é sinônimo de descanso, lazer e viagens, não é mesmo? Para quem não pretende viajar neste mês de julho e vai passar o recesso escolar em Petrolina, é possível se divertir da mesma forma, curtindo passeios culturais aqui mesmo, seja com amigos ou com a família. Uma opção muito procurada pelos jovens e adultos, mas que é interessante para todas as idades, é o Museu do Sertão, no Centro de Petrolina. Além de ser um dos equipamentos que conta a história dos petrolinenses e do homem sertanejo, o espaço está entre os mais antigos pontos de cultura do município e guarda um acervo com mais de três mil peças, que retratam o meio ambiente, a cultura indígena, o artesanato, a religião, os valores políticos e econômicos da cidade.

A entrada é gratuita e a visita pode ser feita de terça a sábado, das 9h às 17h, aos domingos, das 9h às 14h, e aos feriados, das 9h às 17h. Ao longo de todo o ano o Museu recebe milhares de turistas de diversas regiões do Brasil e também de fora do país atraídos pelas belezas do Vale do São Francisco. O acervo é dividido nas alas: Acervo Arqueológico; Fauna e Flora; Casa Sertaneja; Jardim Sertanejo; Cultura e Economia; Navegação; Petrolina Ontem; Religiosidade; Galeria dos Prefeitos.

No Museu encontram-se pertences de Lampião, rei do Cangaço, de Dom Malan, primeiro bispo de Petrolina, Joãozinho d’O Pharol, dono do primeiro jornal da cidade, o médico Dr. Giuseppe Muccini e o artista plástico Celestino Gomes, considerado o “Van Gogh do Sertão”. No memorial, se destacam também as vitrines em homenagem ao vaqueiro Laninho, importante figura regional, também conhecido pelo protagonismo da história do ‘Romeu e Julieta do Sertão’. O secretário Executivo de Cultura, Cássio Lucena, destaca que o Museu é um importante espaço cultural e turístico de Petrolina e quem o visita tem o privilégio de conhecer as marcas do passado e presente do sertão, além de seus diferentes aspectos e características.

“O Museu do Sertão guarda a alma e a memória do homem sertanejo. Nele, apresentamos aos cidadãos parte da sua história, raízes, além de contar para as novas gerações, sobre importantes figuras e costumes da região”, disse Cássio. O museu está localizado na Rua Esmelinda Brandão, Centro, Petrolina.  Agendamentos para grupos podem ser feitos através do email: museudosertaopetrolina@gmail.com, pelo WhatsApp (87)98803-0335 ou pelos telefones (87) 3862- 1534.

Fotos: Deivid Menezes