Home Sem categoria Se cuide sempre! ! Check-up regular protege as mulheres de cânceres, doenças...

Se cuide sempre! ! Check-up regular protege as mulheres de cânceres, doenças do coração e osteoporose

525
0

Prevenir é sempre a melhor alternativa. Para as mulheres, o check-up regular, que auxilia na prevenção de várias doenças, principalmente ginecológicas, deve acontecer a partir da primeira menstruação e seguir até a terceira idade.

Por que fazer um check-up médico? - Vida Saudável > AbcMed

Cânceres de mama e de colo uterino, doenças cardiovasculares e osteoporose são os problemas de saúde que mais atingem as mulheres e estão relacionados aos maus hábitos e ausência de exames preventivos.

De acordo com o médico obstetra e clínico geral Juan Carlos Boado, que atua no Hospital Bom Pastor, essas doenças podem ser evitadas com a realização de exames periódicos que permitem diagnosticar possíveis alterações precocemente, aumentando as chances de sucesso nos tratamentos.

“Independentemente da ausência de sintomas, as mulheres precisam fazer avaliação médica completa todos os anos. A indicação é ainda mais importante para grávidas ou portadoras de doenças crônicas. Para elas, o check-up não pode ser adiado de maneira nenhuma e precisa ser constante”, recomenda o profissional.

O Hospital Bom Pastor, única maternidade do município de Guajará-Mirim (RO), pertence à entidade filantrópica Pró-Saúde, e é referência assistencial em obstetrícia, pediatria, ginecologia, clínica médica e cirúrgica. O hospital presta atendimento gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para uma população indígena de 54 aldeias na região Norte do país.

Pacientes durante atendimento no Hospital Bom Pastor

(Imagem registrada antes da pandemia/Foto: Pró-Saúde)

  • O médico explica que no check-up feminino básico precisam constar os seguintes exames:
  • – Exames laboratoriais para avaliar níveis de colesterol, glicose, ferro, hormônios;
  • – Exames de urina para identificar se há infecções urinárias, doenças renais e doenças sistêmicas (que afetam todo o corpo);
  • – Exames de fezes para investigar problemas no sistema digestivo, infecções e intolerâncias alimentares;
  • – Exames para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
  • – Papanicolau para investigação de câncer do colo uterino;
  • – Ultrassom transvaginal para avaliar os ovários.

“Pode ocorrer uma variação de acordo com a idade. Por exemplo, a partir dos 20 anos, além dos citados, é incluído o exame de ultrassonografia mamária, entre 31 e 40 anos deve se buscar detecção do vírus HPV e fazer o controle da tireoide. A partir dos 41 anos é fundamental adicionar o exame de mamografia para investigar profundamente câncer de mama, e a partir dos 51 anos, as mulheres devem ficar atentas aos riscos de osteoporose”, complementa o clínico geral.

O check-up pode ser feito pelo SUS. O primeiro passo é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A equipe médica fará a abordagem preventiva e solicitação de exames de acordo com a necessidade do paciente.

“Inclua a avaliação médica anual na sua rotina e mantenha sua saúde em dia. Os exames preventivos podem salvar a sua vida”, alerta o médico.

Comunicação – Pró-Saúde

  • Tel: +55 11 2238-5572
  • Cel: +55 11 94190-5793 (plantão)
  • Email: comunicacao@prosaude.org.br

 

Previous articlePrefeitura de Juazeiro divulga cronograma da ´Unidade Móvel de Atendimento Odontológico` para esta semana; hoje tem!
Next articleOxigenando o time! Prefeito de Petrolina promove mudanças no secretariado