Home Sem categoria ¨É absurdo a Embrapa deixar de fazer pesquisa por falta de recursos¨,...

¨É absurdo a Embrapa deixar de fazer pesquisa por falta de recursos¨, diz Lula

1156
0

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu que haja maior investimento do Executivo na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

embrapa-foto-fachada

“É absurdo e irresponsabilidade conjunta que uma empresa como a Embrapa deixe de fazer pesquisa porque falta R$ 1 milhão, R$ 2 milhões. Precisamos lembrar que cada centavo aplicado na Embrapa volta para esse País em dólar exportado de soja e milho”, afirmou Lula durante cerimônia de comemoração dos 51 anos da Embrapa nesta quinta-feira.

“Se a Embrapa é importante, é a instituição mais respeitada do país, cabe ao governo e ministros darem o tamanho que ela merece”, disse Lula. “Não é bondade minha, mas reconhecimento do que Embrapa significa no Brasil”, destacou.

O presidente citou a necessidade de realizar uma reunião com as pastas e a Embrapa para viabilizar o programa Embrapa 50+, que visa estruturar as ações da empresa nos seus próximos 50 anos.

“Precisamos discutir as necessidades da Embrapa para que possamos atender a empresa. Precisamos utilizar Embrapa como se fosse a coisa mais extraordinária ao falar da qualidade do Brasil”, afirmou Lula.

Durante o discurso, Lula perguntou à presidente da estatal se a Embrapa possui dinheiro suficiente para fazer suas pesquisas e ouviu um sonoro não da plateia, formada por servidores da empresa. “A Embrapa significa produção de alimentos, que significa acabar com a fome. Não consigo entender como um presidente da República passou 14 anos sem visitar a Embrapa. Embrapa é muito importante para o Brasil; empresa é mãe máxima da tecnologia nacional”, afirmou em outro momento.

Lula também defendeu que a Embrapa seja incluída nas suas viagens internacionais e citou a possibilidade de recriação de posto da Embrapa em Gana para transferência de tecnologia aos países africanos.

Estadão ConteúdoEstadão Conteúdo