Home Sem categoria Rotina de empresas passa a incluir treinamento contínuo em inteligência artificial

Rotina de empresas passa a incluir treinamento contínuo em inteligência artificial

1193
0

Educação para a inovação é fundamental para atender novas demandas de produtos, serviços e processos em evolução exponencial

São Paulo, janeiro de 2024 — Para equipes que trabalham em atendimentos altamente personalizados, a inteligência artificial pode ser uma ferramenta ao mesmo tempo fantástica e profundamente desafiadora. Enquanto insights podem ser inspirados pelo processamento rápido de um grande volume de dados, as equipes precisam estar preparadas para orientar as plataformas ao acolhimento da prioridade: o ser humano por trás das telas. “Muitos serviços em agências são conduzidos por e para pessoas. Assim, capacitar e empoderar o time com a IA é essencial. Não basta investir pesadamente em tecnologia se a equipe não estiver preparada e segura”, avalia Matheus Carmo, Head de Digital da EAÍ?! Content Experience, agência de live marketing focada em experiência de conteúdo.

Este ano a agência passou a empregar recursos em sessões interativas e adaptadas às especificidades de cada departamento, focando em como as ferramentas de IA podem ser integradas de maneira eficiente e inovadora em suas rotinas. Ao equipar cada colaborador com conhecimentos e habilidades práticas, a empresa pretende fortalecer sua cultura de educação continuada para favorecer tanto seus próprios processos quanto a carreira de seus profissionais, que podem atender melhor às novas demandas do setor. “Estamos em um ponto de inflexão no mercado de trabalho. Ainda não temos plena ciência das consequências deste momento disruptivo, mas é certo que no próximo ano teremos uma geração de novos profissionais saindo de instituições de ensino já imersa nesse novo paradigma. E para nos mantermos à frente, a capacitação contínua é a chave.”

Carmo, que também é responsável pela realização dos treinamentos, conta que a faísca inicial veio da própria experiência como usuário avançado das novas tecnologias. Após imersões em eventos como o SXSW, a empresa reconheceu a necessidade vital de elevar a equipe a um novo patamar tecnológico. “Ninguém fica para trás: da liderança ao operacional, todos estão no processo de aprendizagem, refletindo nossa crença na importância da compreensão homogênea da tecnologia em todos os níveis da agência.” Hoje com uma equipe global, a EAÍ?! promove debates e oficinas práticas em formato online e presencial, incentivando seus profissionais da cidade de São Paulo a estarem fisicamente com seus pares no tempo dedicado ao aprendizado.

Inteligência Artificial no dia a dia

Criadora do Incentiverso® – um ambiente virtual 3D especialmente concebido para revolucionar campanhas de incentivo com imersão e interatividade –, a EAÍ?! está colocando em teste modelos de IA para fazer análise de dados, geração de conteúdo e suporte. O Incentiverso pode ser acessado exclusivamente por meio da plataforma Genius, que possui diversas outras ferramentas para a criação e manutenção de jornadas de incentivo. “À medida que profissionais ajustam essas ferramentas à cultura, missão e aos valores da empresa, o conteúdo produzido ganha em qualidade e eficiência.”

No caso das agências que trabalham com campanhas de marketing e de incentivo, a IA ajuda no desenvolvimento de campanhas altamente personalizadas. Com o auxílio de ferramentas avançadas, como o ChatGPT, é possível gerar comunicação especializada quase instantaneamente, oferecendo ao público experiências únicas em escala. Além disso, a inteligência artificial permite ajustes das políticas de incentivo em tempo real para vincular o desempenho com as preferências dos colaboradores, maximizando a motivação e a produtividade.

“Com os avanços contínuos, antecipamos uma experiência de conteúdo cada vez mais imersiva, onde algoritmos são capazes de ajustar conteúdos ao comportamento dos usuários de forma imediata. Esperamos que a adoção desses modelos torne as experiências hiper personalizadas e acessíveis a uma gama mais ampla de empresas e usuários.” Carmo alerta ainda que é crucial manter um diálogo constante e aberto sobre a tecnologia e suas implicações, buscando utilizá-la responsavelmente para ampliar a criatividade e eficiência, sempre considerando a importância da presença humana, que permanece insubstituível nas atividades de live marketing.

Sobre a EAÍ?!

A EAÍ?! Content Experience é uma agência de live marketing que valoriza a jornada do público por meio de uma forma inovadora de pensar e realizar eventos, campanhas de incentivo, viagens de premiação, promoções e brand experience. Entre outros serviços, a empresa oferece uma jornada de conteúdo e interação focada nas pessoas, trazendo a exclusiva metodologia pautada no Content Experience, que integra funcionalidades como Multiplataforma (Metaverso), Estratégias de Gamificação e interação. Fundada em 2016, a EAÍ?! trabalha com grandes players do mercado, entre eles Whirlpool, Heineken, Kimberly-Clark, iFood e Havaianas. Além disso, a agência acumula prêmios ao longo dos anos, entre eles, 11 troféus conquistados em diferentes categorias somente no último ano.

Mais informações em: https://eaimkt.com.br/