Home Sem categoria Primeiro caso suspeito da varíola dos macacos está sob investigação em Petrolina

Primeiro caso suspeito da varíola dos macacos está sob investigação em Petrolina

677
0
Brasil registra 978 casos de varíola dos macacos - Folha PE
Folha PE Brasil registra 978 casos de varíola dos macacos

A partir desta quinta-feira (28), está sob investigação e sendo monitorado pela Secretaria de Saúde de Petrolina o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos. O paciente, do sexo masculino, 29 anos, tem histórico de viagem para outro estado, que já possui casos confirmados da doença, e apresentou sintomas característicos da doença. A Vigilância Epidemiológica está acompanhando o caso e o município aguarda a chegada do teste, por parte da Secretaria Estadual de Saúde, para realização do exame. No momento, o paciente está em isolamento e mantendo os cuidados como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

A varíola dos macacos é uma doença viral e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período de incubação é geralmente de seis a 16 dias. A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

“Não há motivo para pânico ou alarme, este é um caso suspeito, só teremos a confirmação ou descarte com a realização do teste. Tranquilizo a população  informando que estamos monitorando de perto esse primeiro caso suspeito através da Vigilância Epidemiológica. Mais uma vez, reforçamos sobre os cuidados pessoais e de higiene que continuam sendo o melhor aliado no combate às doenças virais”, destaca a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

 Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde