Home Sem categoria Prefeito Miguel Coelho entrega ´Medalha Nilo Coelho` a 10 personalidades de Petrolina

Prefeito Miguel Coelho entrega ´Medalha Nilo Coelho` a 10 personalidades de Petrolina

468
0

Uma justa homenagem foi realizada, na noite da ultima quinta (09), a cidadãos que contribuíram de diferentes e impactantes maneiras para Petrolina. Numa solenidade na Câmara de Vereadores, o prefeito Miguel Coelho entregou a 10 personalidades a medalha Senador Nilo Coelho.

A comenda, criada em 1999, é a mais alta honraria concedida pelo município e destinada a pessoas com relevantes serviços prestados ao povo petrolinense.

A cerimônia homenageou personalidades de vários segmentos: medicina, economia, cultura, advocacia, esportes entre outros. Foram selecionados o professor Marciano Barros, fundador e diretor da Associação de Atletismo de Petrolina; a promotora de Justiça, Rosane Moreira; Alexandre Torres (presidente da OAB Petrolina); o professor Guega (produtor rural e doutorando); Jailson Lima, fundador da Companhia de Dança do Sesc Petrolina; o pediatra Alexandre Mota; o empresário Antônio Elder Guimarães; o pastor Gilson de Oliveira, coordenador da Comunidade Terapêutica Ágape; Maria Leopoldina Veras, reitora do IF-Sertão; e Américo Gonçalves (servidor público municipal desde 1988, representando os trabalhadores da prefeitura).

Marcada pela emoção, a cerimônia teve depoimentos fortes como o do professor Guega, homenageado pela história de superação e por ajudar na capacitação de trabalhadores da zona rural. “É um momento muito especial para mim. Agradeço a minha família, aos amigos, a todos que me ajudaram a hoje poder chegar a um doutorado. Essa medalha é uma grande honra, mas traz também uma enorme responsabilidade de agora fazer muito mais pelo meu povo”, relatou o trabalhador rural que se alfabetizou aos 34 anos e, agora, com 54, iniciou um doutorado na Univasf.

O misto de honra e responsabilidade também foi o tema do agradecimento feito pelo prefeito Miguel Coelho na cerimônia. Foi a primeira vez que o atual gestor da cidade realizou a entrega da mais alta comenda petrolinense. Para Miguel, o reconhecimento aos 10 homenageados serve também para inspirar novas gerações sobre o compromisso com o futuro de Petrolina. “Ficou muito claro que cada um aqui representa a história dos 126 anos de Petrolina. Temos que ser justos com quem fez pelo passado e o presente para olhar para o futuro. Esta homenagem, como disse o professor Guega, é também uma grande responsabilidade. É uma forma de inspirar quem vai construir o nosso futuro”, ressaltou o prefeito. (Ascom)