Home Sem categoria Pneumologista da UPAE de Petrolina ressalta cuidados com a mudança de clima...

Pneumologista da UPAE de Petrolina ressalta cuidados com a mudança de clima para os asmáticos

535
0

O inverno chegou e, além do ar seco em muitas regiões do país, as temperaturas costumam cair, e isso pode afetar as pessoas que sofrem com problemas respiratórios. Esta segunda-feira (21), além de marcar o início do inverno, também é o Dia Nacional do Controle da Asma.

É sobre mudança de clima e a sua relação com a asma, que a pneumologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), Morgana Carolina, chama a atenção.

“Basta a temperatura e a umidade do ar baixarem para que as doenças respiratórias comecem a aparecer. Nariz escorrendo, tosse, dificuldade para respirar e irritação na garganta são alguns sintomas comuns”, relata.

“Além do frio ser um desencadeante significativo para as pessoas com asma, neste período, existe uma tendência natural de se conviver mais em locais fechados, favorecendo assim a transmissão de doenças infecciosas, sobretudo virais, que podem potencializar as crises de asma.

Além disso, nos dias mais frios, é normal que as famílias tirem dos armários os casacos, cobertores e edredons que estavam guardados há muito tempo e junto com eles vêm também os ácaros, vírus, fungos e bactérias.

  • Medidas simples de controle ambiental são fundamentais para diminuir o contato com os ácaros e agentes desencadeantes como a poeira:
  • 1 – Deixe a casa e ambientes limpos e arejados.
  • 2 – Faça uma limpeza diária dos objetos, superfícies e de todo o ambiente com aspirador e pano úmido, sem produtos com cheiro forte.
  • 3 – Não use vassouras, pois elas espalham a poeira fina, que ficará em suspensão e voltará a se depositar.
  • 4 – Retire tapetes, carpetes, cortinas, almofadas, estantes com livros e tudo o mais que facilite o acúmulo de pó.
  • 5 – Encape os colchões e travesseiros com tecido específico, para criar uma barreira física contra o ácaro.
  • 6 – Evite animais dentro de casa.

Ascom UPAE Petrolina