Home Sem categoria Petrolina, Pernambuco, Brasil e a Rainha Elizabeth II.

Petrolina, Pernambuco, Brasil e a Rainha Elizabeth II.

867
0
Rainha Elizabeth II em desfile de carro com o então governador Nilo Coelho — Foto: Acervo/TV Globo
Rainha Elizabeth II em desfile de carro com o então petrolinense e  governador Nilo Coelho,  — Foto: Acervo/TV Globo

A Rainha Elizabeth II veio ao Brasil, entre os dias 1º e 11 de novembro de 1968 e sua visita começou pelo Recife.

Acompanhada do Príncipe Philip, a monarca presenciou um apagão, provou e aprovou suco de pitanga e passou uma imagem de muita simplicidade. Ela foi recebida pelo petrolinense, Governador Nilo Coelho, que até entao dirigia os destinos do estado.

A Rainha percorreu seis cidades brasileiras  em 11 dias. Foi a única visita de um monarca britânico à América do Sul.

Quando esteve no Recife, Elizabeth II tinha 42 anos de idade e 16 de reinado. Ela chegou em avião oficial em 1º de novembro de 1968 às 16h15. Veio a bordo de uma aeronave da Real Força Aérea, um modelo VC-10. Foi recebida pelo Governador petrolinense, Nilo Coelho.

Depois dos cumprimentos oficiais ainda no aeroporto em Recife, o casal seguiu em carro aberto pelas ruas da capital pernambucana até o Palácio do Campo das Princesas.Era um período de ditadura militar no Brasil.

Na sede do executivo estadual, o casal real foi recebido pelo então governador Nilo Coelho (1920-1983).

Participaram da recepção, entre outros, o escritor e antropólogo Gilberto Freyre (1900-1987), autor de “Casa-Grande & Senzala” (1933) e o religioso Dom Hélder Câmara (1909-1999), arcebispo de Olinda e Recife.

Ela serviu-se no pequeno lanche e adorou suco de pitanga. Ficou encantada com o suco  e o Governador  Nilo Coelho mandou entregar algumas caixas de pitanga in natura no Britannia, que era o iate real da Marinha Inglesa.

A curiosidade da visita a caminho do cais do porto, quando o cortejo real passou diante da sede do Diário de Pernambuco, a Rainha pediu que o carro parasse e acenou para os funcionários. Assista ao video e veja como foi o passeio da Rainha a Pernambuco.

 

Previous articleCuidado! Setembro Vermelho alerta para cuidados com as doenças cardiovasculares
Next articleLongevidade à lá Elizabeth: especialista dá dicas de como ter uma vida longa