Home Sem categoria Sepultamento do empresário Rafael Coelho será neste domingo(28). Velório a partir das...

Sepultamento do empresário Rafael Coelho será neste domingo(28). Velório a partir das 10 horas no Curtume Moderno

4365
0

A família Coelho informa que o velório do empresário e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Rafael Coelho, acontecerá neste domingo (28), às 10h, no Curtume Moderno, localizado na Avenida João Pernambuco, S/N – Fernando Idalino Petrolina (PE).

A missa será celebrada no local, às 14h e o sepultamento a partir das 15h no Cemitério Central de Petrolina.

Essa homenagem é muito maior do que eu", diz Rafael Coelho sobre a conquista da Medalha da Ordem do Mérito Industrial – Blog Nossa Voz

Em nota encaminhada a imprensa regional, a família do empresário Rafael Coelho confirmou o seu falecimento na tarde desse sábado (27).

É com profunda tristeza que informamos o falecimento do nosso amado Rafael. Ele foi gigante na existência e um guerreiro corajoso uma vida inteira. Até nos momentos finais. Amou a todos nós, sua gente e sua cidade com toda força do seu coração. E foi igualmente amado por nós. Foi porto seguro e razão de nossa família e de tantos amigos. Rafael viverá em nossos corações para sempre. Agradecemos por todas as orações, apoio e acolhida. Que Deus abençoe a todos nós nesse momento tão difícil”, declarou, em nota, a família.

Nascido em Salvador-BA, em 1968, e criado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, Rafael Araújo de Souza Coelho percorreu uma longa trajetória em prol do desenvolvimento de Pernambuco, especialmente no Sertão do São Francisco. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, sua carreira profissional iniciou em 1990, quando coordenou a área de planejamento da multinacional Gessy Lever.

Um defensor entusiasmado do Vale do São Francisco, Rafael Coelho atuou em diversas frentes em busca do desenvolvimento da sua região. Pelo lado ambiental, foi membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, quando pôde contribuir para a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia do rio São Francisco, de fundamental importância para o desenvolvimento da região, como representante da indústria. Também contribuiu para o desenvolvimento sustentável do setor produtivo aliado ao consumo responsável de recursos oferecidos pelo rio São Francisco, com água e energia.

Todavia, foi no setor industrial que Rafael Coelho deixou sua maior contribuição. Ainda, na década de 1990, passou a trabalhar na empresa familiar de curtimento e outras preparações de couro, o curtume Moderno, que passava por uma dissolução de sociedade familiar. Com sua preocupação de recuperar a empresa, veio o interesse de modernizar e ampliar o empreendimento, que se tornou uma das principais indústrias exportadoras do país. Melhorias nos processos produtivos levaram o curtume Moderno a receber a principal certificação ambiental para fabricantes de couro– Leather Working Group (LWG), que reconhece as melhores práticas de produção no setor.

Sua visão empresarial e o bom relacionamento com outros empresários do setor levaram-no à presidência do Sindicato das Indústrias do Curtimento de Couros e Peles e de Malas e Artigos de Viagem do Estado de Pernambuco, o Sindicouro-PE. Com a oportunidade de levar sua experiência para todo o segmento, atuou fortemente na capitação do empresariado local e na defesa da indústria do setor, que, ao longo de sua gestão, conseguiu articular a sanção do Programa de Incentivo Fiscal para a Indústria Calçadista e Coureira.

Liderança reconhecida entre empresários de diversos segmentos e voz ativa do Sertão pernambucano, Rafael passou a integrar a diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, em 2008, como diretor adjunto por dois mandatos e, depois, em como vice-presidente por mais oito anos. Foi um dos responsáveis pela implantação de uma sede da Federação no município de Petrolina, em 2014. Em 2020, assumiu a 1ª vice-presidência da FIEPE, exercendo, por algumas vezes, o cargo de presidente em exercício. Em 2022, recebeu a medalha de Ordem do Mérito Industrial da CNI, concedida a personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento da indústria brasileira.

Prefeito Simão decreta luto de 3 dias pela morte do petrolinense Rafael Coelho

Foto: Ascom PMP/divulgação

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, manifestou seu pesar pelo falecimento do empresário e Petrolinense Rafael Coelho. Veja a nota:

“Recebemos com imensa tristeza a notícia da morte de Rafael Coelho. Ele foi um homem atuante e marcou a história na indústria petrolinense. Hoje, saudamos Rafael como defensor e entusiasta da economia e geração de renda e empregos na cidade. Que o seu legado continue vivo e inspirando as gerações futuras. Expresso minha solidariedade aos familiares, em nome de Dr. Augusto Coelho, bem como aos amigos neste momento de tão profunda dor. Que Deus console os corações e traga a força necessária para este momento tão difícil. Rafael estará sempre vivo em nossas lembranças, história e orações“

Arquivos luto - Prefeitura de Maricá

Abalados pela perda do empresário Rafael Coelho, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal Fernando Filho, o deputado estadual Antonio Coelho e o ex-prefeito Miguel Coelho emitiram uma nota lamentando o falecimento.

“Estamos profundamente abalados pela partida precoce de Rafael. Toda nossa família sente muito essa perda e temos convicção de que Petrolina também chora essa despedida de alguém que dedicou uma vida inteira ao desenvolvimento e ao progresso de Petrolina.

Rafael foi um grande empresário, responsável por importantes empreendimentos em nossa cidade. Por mais de 30 anos, dirigiu o Curtume Moderno, indústria tradicional de nossa cidade, a qual empregou milhares de petrolinenses ao longo das décadas e contribuiu para o desenvolvimento do Vale do São Francisco. Ele foi, portanto, um dos homens que fizeram a transformação de Petrolina, para ser a ‘Terra dos Impossíveis’, um oásis no solo árido do Nordeste.

Acima do empresário de sucesso, Rafael era apaixonado por Petrolina, uma pessoa de bem, simples, humilde e devotado à família. Casado, pai de três filhos, um cidadão de vida exemplar. Rafael é, com toda certeza, um brasileiro honrado que servirá de inspiração para todos nós.

Apesar da imensa dor que todos nós sentimos neste momento, a hora não é só de consternação, mas de enaltecer a trajetória desse grande cidadão, que deixou um legado que honra os petrolinenses.

Nosso mais profundo sentimento de solidariedade a sua esposa Erika, aos filhos Victor, Daniel e Davi. Nosso abraço também a seus pais, a doutor Augusto Coelho e dona Mariza, suas irmãs Genoveva e Gabriela, que choram essa despedida precoce e tão dolorosa.”

Fernando Bezerra Coelho
Fernando Filho
Miguel Coelho
Antonio Coelho

Sindilojas reforça manifestações de pesar pela morte de Rafael Coelho

O Sindilojas reforçou as manifestações de pesar pela morte do empresário Rafael Coelho, ocorrida neste sábado (27) em São Paulo (SP). A entidade destaca, entre outras coisas, “a visão arrojada, aliando empreendedorismo com responsabilidade socioambiental”.

Confiram:

O Sindilojas Petrolina manifesta profundo pesar pelo falecimento do empresário Rafael Coelho, ocorrido neste sábado (27), em São Paulo (SP). Primogênito de Augusto Coelho e Mariza Coelho, Rafael sempre se destacou no meio empresarial por ter uma visão arrojada, aliando empreendedorismo com responsabilidade socioambiental.

Desde 1991 ocupava o cargo de diretor presidente do Curtume Moderno, um dos locais onde mais amava estar e aplicar sua visão empreendedora. Também ocupava o cargo de vice-presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). Em 2022 recebeu da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), a mais alta comenda desta entidade – a medalha da Ordem do Mérito Industrial.

Empresário bem-sucedido, apaixonado e devotado por Petrolina, pelo Vale do São Francisco. Deixa um legado de conhecimento, determinação, garra e crença na prosperidade da região.

Nossas condolências aos pais Augusto e Mariza Coelho, às irmãs Gabriela e Genoveva, à companheira Erika Street, aos filhos, amigos e colaboradores que trabalharam com Rafael Coelho.

Na certeza de que Deus está no comando de todas as coisas, rezamos pelo descanso eterno do querido Rafael Coelho e pedimos o acalento para os corações enlutados de familiares e amigos.

Sindilojas Petrolina