Home Sem categoria Petrolina cresce no ranking de empreendedorismo e tem o melhor ambiente de...

Petrolina cresce no ranking de empreendedorismo e tem o melhor ambiente de negócios no interior de Pernambuco

1113
0
Petrolina-PE

O município de Petrolina, Sertão do São Francisco, lidera a lista das cidades do interior de Pernambuco que apresentam melhores condições para o empreendedorismo, segundo o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) referente ao período 2022/2023. O levantamento divulgado nesta quarta (29) é o principal raio-x do ambiente de negócios brasileiro e serve como norteador para o avanço do setor, revelando para gestores públicos quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades.

O município sertanejo teve um efetivo avanço no ambiente para empreender nos últimos anos, segundo o relatório. Em comparação ao último levantamento (2021), Petrolina melhorou a nota de 4,28 para 5,32. A cidade também subiu 15 posições no ranking nacional. Em Pernambuco, Petrolina só ficou abaixo da capital pernambucana, Recife.

Os dados levantados pela Escola Nacional de Administração Pública se baseiam em fatores que são determinantes para o sucesso do empreendedorismo: ambiente regulatório; infraestrutura; mercado; capital financeiro; inovação; capital humano; e cultura empreendedora. Dentre os itens avaliativos, o município sertanejo teve destaque em ‘Capital Humano’ e ‘Cultura empreendedora’. Ao todo, 101 cidades foram avaliadas.

“Nos últimos anos, a gestão municipal tem realizado grandes investimentos em infraestrutura, logística e no fomento ao empreendedorismo. Ao mesmo tempo, estamos garantindo acesso a várias linhas de crédito pela Agência Municipal do Empreendedor e promovendo uma radical desburocratização de processos para emissão de alvarás e licenças. Tudo isso, resulta em uma cidade melhor para investir. Ainda muito a avançar, mas já se percebe que estamos num ritmo de crescimento constante que vai gerar oportunidades e riqueza para nossa cidade”, destaca o prefeito Simão Durando. (Ascom)