Home Sem categoria Pernambuco recebe 106,2 mil doses de vacina contra Covid-19 da Janssen e...

Pernambuco recebe 106,2 mil doses de vacina contra Covid-19 da Janssen e anuncia distribuição para todos os municípios

490
0

Inicialmente, imunizante foi restrito a seis cidades e, agora, vai ser enviado ao restante do estado para avançar vacinação por idade. Chegaram também mais 124 mil unidades de AstraZeneca.

Pernambuco recebe 106,2 mil doses de vacina contra Covid-19 da Janssen e  anuncia distribuição para todos os municípios | Pernambuco | G1

Um novo lote com 106,2 mil doses de vacina contra Covid-19 da Janssen, que é de aplicação única, chegou a Pernambuco, nesse sábado (3), e o governo estadual anunciou a ampliação de cidades que vão receber o imunizante. Também foram recebidas 124 mil unidades da vacina da AstraZeneca/Fiocruz.

A primeira remessa do imunizante da Janssen veio em uma quantidade menor do que a prevista inicialmente – chegaram 62.250, sendo que o previsto era quase o dobro.

Dessa nova remessa, que deve ser usada para vacinação por faixa etária, 56.350 são destinadas aos municípios do Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, finalizando a quantidade que foi acordada através Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Como vieram mais unidades além da pactuação inicial da Secretaria de Saúde com as prefeituras, o saldo restante vai ser distribuído para o restante do protesto, segundo a superintendente de Imunização de Pernambuco, Ana Catarina Melo.

“Será distribuída para os seis municípios da CIB [Comissão Intergestora Bipartite] o restante das doses que foram pactuadas [da Janssen]. As doses que sobrarem nós vamos redistribuir para todos os municípios do estado”, declarou Ana Catarina.

Após serem desembarcadas, as doses tanto da Janssen, quanto da AstraZeneca seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunização, na Zona Norte da capital. A partir do domingo (4), começam a ser distribuídas para as 12 gerências regionais de saúde, que ficam responsáveis pelo repasse aos municípios.

Na noite da sexta-feira (2), o estado recebeu outras 88.920 unidades da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19.

“A vacina da AstraZeneca vai tanto como dose 1, como dose 2. É importante que os municípios fiquem atentos para identificar a melhor utilização dessa vacina, respeitando as pautas. As vacinas da Pfizer vão todas como dose 1. Os públicos contemplados são trabalhadores industriais e população por faixa etária”, apontou a superintendente.

Ana Catarina Melo reforçou que as cidades precisam fazer a gestão de estoque dos imunizantes, especialmente da AstraZeneca, para que os enviados para segunda dose sejam aplicados dessa forma, evitando desabastecimento futuro.

Desde a quarta-feira (30), foram recebidas cinco remessas de vacinas contra Convid-19, totalizando 483.850 unidades. Com isso, segundo o governo estadual, há imunizantes suficientes para primeiras doses de todos os grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Operacionalização (PNO).