Home Sem categoria Começa o ´Outubro Rosa`. O que significa a campanha ?

Começa o ´Outubro Rosa`. O que significa a campanha ?

785
0

O Outubro Rosa é uma das campanhas mais conhecidas do mundo. Todos os anos, profissionais de saúde se reúnem para divulgar conteúdos relacionados à prevenção e tratamento do câncer de mama.

O câncer de mama é uma doença que afeta cerca de 2,3 milhões de mulheres no país, segundo dados do Instituo Nacional de Combate ao Câncer (INCA).

Para que você conheça melhor a campanha, trouxemos as principais informações sobre a história do Outubro Rosa no Brasil e no mundo.

Outubro Rosa: o que causa câncer de mama? Veja os principais fatores de risco e sintomas

O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de mama – o tipo mais comum em mulheres.

Durante a campanha, as mulheres são incentivadas a fazer a mamografia e o autoexame, importantes para identificação de possíveis sinais do câncer de mama ainda em estágio inicial.

Além disso, a campanha amplia o acesso aos serviços de saúde, promovendo exames gratuitos ou com custos reduzidos durante todo o mês de outubro.

Onde começou o Outubro Rosa?

A campanha teve início nos Estados Unidos, através da união de vários Estados Americanos que promoviam ações voltadas ao combate do câncer de mama.

Após a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro passou a ser o mês nacional (nos EUA) da prevenção do câncer de mama.

Qual o significado da cor rosa do Outubro Rosa?

Na década de 90, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor de rosa para os participante da Corrida Pela Cura – evento que buscava arrecadar fundos para pesquisas voltados ao combate do câncer de mama -, em Nova Iorque.

Desde então, a cor rosa se tornou o principal símbolo da campanha, passando a ser projetada em vários monumentos mundo afora, a exemplo do Empire State, em Nova York, no ano de 2021.

Outubro Rosa no Brasil

O primeiro ato relacionado ao Outubro Rosa no Brasil ocorreu no ano de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, ficou iluminado com a cor rosa.

O mesmo aconteceu em 2008, no Rio de Janeiro, quando luzes de cor rosa foram projetadas sobre a estátua do Cristo Redentor, um dos monumentos mais conhecidos do Brasil.