Home Sem categoria MEC publica inscrições do Prouni para segundo semestre

MEC publica inscrições do Prouni para segundo semestre

470
0

O Prouni (Programa Universidade para Todos) do Ministério da Educação (MEC) divulga processo seletivo para o segundo semestre. As inscrições são gratuitas e ocorrem em uma única etapa, exclusivamente pela internet na página do Prouni. Os interessados devem realizar a inscrição no site do programa, de 13 a 16 de julho.

O programa disponibiliza bolsas de estudos de 50% a 100%, com base em dois critérios: o desempenho dos candidatos no Enem e a avaliação da renda familiar. Além do critério socioeconômico, para participar precisa ter cursado o ensino médio em escola pública, ter frequentado o ensino médio em escola da rede particular como bolsista integral da própria instituição de ensino, estudado o ensino médio parcialmente em escola particular e parte em escola da rede pública, com bolsa de 100% da própria escola, ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública de ensino. De acordo com informações do programa, a participação de professores da rede pública é garantida pelo projeto e não precisa da comprovação de renda.

O resultado será divulgado em duas chamadas. A primeira está programada para ser divulgada no dia 20 de julho, comprovação das informações da primeira chamada de 20 a 28 de julho, a segunda chamada acontecerá em 03 de agosto  e a comprovação das informações de 03 a 11 de agosto. No cronograma, a manifestação de interesse da lista de espera está agendada de 17 a 18 de agosto, a divulgação da lista de espera em 20 de agosto e a comprovação no período de 23 a 27 de agosto.

O objetivo do projeto do Governo Federal é ampliar o acesso a instituições particulares de ensino superior do país através de oferta de bolsas de estudo parciais e integrais. O processo é reservado para candidatos brasileiros de baixa renda e sem diploma de graduação.

Para ter acesso ao Prouni é necessário fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, atingir pontuação mínima de 450 pontos no Enem e não zerar a redação. Para concorrer a bolsa parcial, o aluno deve comprovar renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Para concorrer à bolsa integral é necessário justificar a renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

A iniciativa viabiliza oportunidades para milhares de jovens se desenvolverem profissionalmente, destaca Daniela da Silva Araujo, que atua no setor de Convênios da Rede UniFTC. “Os candidatos pré-selecionados precisam apresentar junto às instituições de ensino a documentação comprobatória, de acordo com as informações prestadas na inscrição para concorrer ao benefício. A Rede UniFTC garante o ingresso dos estudantes egressos do ensino médio através da prova do Enem ou vestibular online”, destaca.

//SERVIÇO//

  • O que: Inscrições Prouni do segundo semestre
  • Onde: http://prouniportal.mec.gov.br/ 
  • Quando: 14 a 17 de julho
  • Quem pode participar: estudantes egressos do ensino médio com comprovação de baixa renda e desempenho no Enem