Home Sem categoria Longevidade: Como ter uma vida mais equilibrada?

Longevidade: Como ter uma vida mais equilibrada?

490
0

Longevidade: Grupo propõe lista com 45 dicas para envelhecer com saúde | Campinas e Região | G1

Pesquisas apontam que, a partir de 2030, haverá mais idosos do que crianças vivendo no Brasil. Mas, o que contribui para que as pessoas vivam mais? A longevidade dos brasileiros aumentou, ou seja, as pessoas estão vivendo mais! No Brasil, a expectativa de vida subiu para 76,8 anos, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020, um crescimento de 3,3 anos no período de 10 anos.

No material abaixo, a fisioterapeuta Raquel Silvério e a espiritualista Kélida Marques abordam o assunto de uma forma leve e dão dicas para você ter uma vida mais feliz e longa. Confira!

LONGEVIDADE: COMO TER UMA VIDA MAIS EQUILIBRADA?

Afinal, qual será o segredo para ter uma longevidade?

 Pesquisas apontam que, a partir de 2030, haverá mais idosos do que crianças vivendo no Brasil. Mas, o que contribui para que as pessoas vivam mais? A longevidade dos brasileiros aumentou, ou seja, as pessoas estão vivendo mais! No Brasil, a expectativa de vida subiu para 76,8 anos, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020, um crescimento de 3,3 anos no período de 10 anos.

“Apesar de não existir uma receita ou fórmula mágica para a longevidade, a ciência tem mostrado que a adoção de determinados hábitos ao longo da vida contribui para frear, em partes, o processo de envelhecimento, aumentar os anos vividos e, de quebra, melhorar a saúde para poder aproveitá-los, como uma alimentação saudável e atividades físicas”, comenta a fisioterapeuta Raquel Silvério.

Mas, o que contribui para que as pessoas vivam mais? Qual o segredo da longevidade?

“Ter uma vida equilibrada, é a saída ideal para se ter uma vida bem longa e saudável, e claro que além do corpo, a saúde emocional também é uma parte muito importante. Afinal, não adianta nada ter um corpo saudável, e uma mente que não acompanha esse processo, por isso o equilíbrio entre corpo e mente é tão importante”, comenta a espiritualista Kélida Marques.

Abaixo, a fisioterapeuta Raquel Silvério e a espiritualista Kélida Marques, trazem algumas dicas para se ter uma vida equilibrada. Confira:

  • Estar em constante movimento: “O sedentarismo, ou seja, a falta de atividades físicas, está associado a várias doenças. A recomendação para alcançar a longevidade, portanto, é manter o corpo em constante movimento. A importância do exercício para manter a saúde e, por consequência, retardar o processo de envelhecimento. É importante ressaltar que essa prática de atividade física deve ser contínua e, se possível, desde a infância, para garantir seus benefícios ao máximo, e claro sempre com o auxílio de um “, comenta a fisioterapeuta.
  • Estresse: “É praticamente impossível não passar por situações de estresse no dia a dia, ainda mais para quem vive nas grandes cidades e têm uma rotina atribulada, cheia de compromissos e responsabilidades. Mas se isso se dá apenas de vez em quando ou você usa estratégias para administrar a tensão, não há tanto motivo para preocupação. O problema surge quando viver estressado é algo frequente, por isso recomendo a prática da meditação. ”, comenta a

        Alimentação: “Ter um corpo bem nutrido é considerado um fator essencial para uma boa saúde. A alimentação influencia fortemente o nosso organismo, tanto pelo déficit           quanto pelos excessos. A alimentação balanceada que aumenta a longevidade é aquela que fornece os nutrientes necessários para a manutenção, reparo e crescimento dos            tecidos do corpo, sem que haja consumo alimentar em excesso. ”, comenta a fisioterapeuta Raquel Silvério.

  • Ser otimista: “As questões psicossociais que promovem o envelhecimento saudável ainda não são totalmente conhecidas, mas segundo estudos, existe relação entre otimismo e longevidade excepcional (viver mais de 85 anos). O que se acredita que é esse atributo psicológico, caracterizado como a expectativa geral de que coisas boas aconteçam ou a crença de que o futuro será favorável, está relacionado a controlar melhor as emoções e comportamentos, a se recuperar de maneira mais eficaz de situações estressoras e dificuldades e a ter hábitos mais saudáveis. ”, conclui a espiritualista Kélida

Raquel Silvério é fisioterapeuta (Crefito: 116746-F) e Diretora Clínica do Instituto Trata, Unidade de Guarulhos, a profissional possui especialização em fisioterapia músculo esquelética pela Santa Casa de São Paulo, além de formação em terapia manual ortopédica nos conceitos Maitland, Mulligan e Mckenzie e forte experiência em tratamentos da coluna vertebral.

Acesse: www.institutotrata.com.br

Sobre Kélida Marques:

Detentora de um dos principais canais do YouTube sobre Espiritualidade com 1M de  inscritos e mais de 60 milhões de views em seus vídeos, Kélida que também é psicanalista, hipnóloga e terapeuta holística reikiana realiza atendimentos online, promove rituais de cura, benzimentos e vigília, de maneira constante e gratuita. Faz previsões, rituais, responde perguntas através do baralho cigano e fala com propriedade sobre conexões entre almas, cartas psicografadas, numerologia e terapias alternativas. Com toda essa bagagem espiritual (bruxa naturalista na linhagem de São Cipriano por tradição familiar) e profissional (formada em psicologia), a mística espiritualista atua unindo corpo, mente e espírito sempre com um pouco de magia. (Ascom)

Previous articleExposição na UNIVASF apresenta ações sustentáveis do projeto Territórios da Agricultura em Petrolina
Next articleUnidade Móvel Médica da Prefeitura de Petrolina visitará 20 localidades neste mês de Setembro. Hoje tem