Home Sem categoria Escolas de Petrolina apresentam práticas pedagógicas sobre o combate à violência contra...

Escolas de Petrolina apresentam práticas pedagógicas sobre o combate à violência contra a mulher

900
0


Tratado com prioridade pela gestão municipal, o combate à violência contra a mulher, tem sido trabalhado de forma permanente nas Escolas Municipais de Petrolina, por meio do projeto Institucional Petrolina Lê + e Petrolina Escreve +. A iniciativa tem o objetivo de debater e traçar estratégias para contribuir na redução dos índices no município e, principalmente, incentivar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para dar visibilidade as práticas educativas, a Prefeitura de Petrolina, por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Esportes, e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promoveu na Escola do Saber, um momento para apreciação e compartilhamento dos trabalhos vivenciados nas unidades de ensino.

O evento foi marcado pela fala de representantes da área educacional e do setor de Direitos Sociais e Humanos, além de apresentações organizadas pelos professores e estudantes, através do projeto educacional. Participaram do momento, a equipe do governo municipal, e as promotoras de Justiça Rosane Moreira Cavalcante, Luciana Prado e Isabela Carneiro. Estudar sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, dialogar sobre esse tema, realizar ações culturais e mobilizar as comunidades escolares de forma continuada, são algumas das ações propostas pelo projeto pedagógico desenvolvidos nas unidades e que ajudam na compreensão do assunto para que todos possam atuar na promoção de vidas livres dessa problemática.

A aluna da Escola Municipal Odete Sampaio, Nicolly Ribeiro da Silva, falou da importância de o tema ser trabalhado nas instituições de ensino._”É preciso levar educação e conscientização para toda sociedade e promover o maior envolvimento de todos os seguimentos que trabalham com o enfrentamento da violência doméstica e familiar. A escola é um dos lugares mais importantes para se debater esse tema”,_ afirma Nicolly.

A professora da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), Juliett Morais, destaca que através desse trabalho desenvolvido em sala de aula, a Prefeitura de Petrolina quer mostrar que o combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos._“O respeito à mulher é um tema essencial e continua sendo urgente. Orientar nossas alunas e nossos alunos quanto ao enfrentamento à violência e o fortalecimento de nossas meninas e mulheres é o caminho para mudança efetiva de pensamento e comportamento social. Nossas estudantes devem aprender a se proteger e a denunciar; nossos alunos a respeitar, proteger e a cuidar. Hoje e sempre precisamos ensinar”,_ finalizou Juliett.

Texto: Elaine Barbosa
Assessora de Imprensa da Prefeitura de Petrolina