Home Sem categoria Câmara Municipal de Petrolina repudia agressão cometida por ex-vereador durante convenção de...

Câmara Municipal de Petrolina repudia agressão cometida por ex-vereador durante convenção de Miguel Coelho; SINJOPE e FENAJ manifestam repúdio

312
0

A Câmara de Vereadores da cidade de Petrolina emitiu, nesta terça-feira (2), uma nota de repúdio contra a conduta do ex-vereador Cícero Freire em episódio ocorrido no último domingo (31), na Convenção do partido União Brasil. A reportagem da Folha de Pernambuco foi agredida com empurrões e palavras de baixo calão pelo político, conforme destacou a publicação.

Durante a convenção, ao tentar se aproximar do palco, em uma área que, antes estava reservada exclusivamente para a cobertura da imprensa, a repórter Pupi Rosenthal foi impedida pelo político. A repórter tentou ocupar outro local que o Cícero começou, por baixo, a empurrá-la com o cotovelo. Isso aconteceu três vezes e quando ela reclamou alto, ele a chamou de doida [leia mais abaixo].

“Nenhum tipo de violência deve ser tolerada, tornando-se mais grave quando ocorrido em um momento de manifestação da democracia. Verberamos que não compactuamos com qualquer ato que ofenda a dignidade da pessoa e impeça o livre exercício profissional, ao tempo que manifestamos solidariedade a Pupi Rosenthal e a todas as mulheres profissionais da imprensa que de modo indireto foram vilipendiadas no episódio”, diz a nota da Câmara Municipal.

SINJOPE e FENAJ manifestam repúdio

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco e a FENAJ manifestam repúdio a agressão sofrida pela jornalista Pupi Rosenthal da Folha de Pernambuco. O Sinjope e a FENAJ disseramn acreditar na liberdade de imprensa como forma de fortalecimento da democracia, porque é a base para todo Estado Democrático.

“Casos como esse só mostram que jornalistas estão sim correndo risco na cobertura das eleições deste ano. Exigimos respeito e atenção das autoridades governamentais. O Sinjope disponibiliza sua assessoria jurídica para a jornalista Pupi Rosenthal e vai acompanhar de perto o caso. Qualquer ocorrência de agressão ou de impedimento do exercício da profissão deve ser denunciado! Nossa solidariedade a jornalista! A equipe de imprensa do candidato deu total apoio a jornalista após o fato no evento da convenção”, disse a nota.

Episódio

Durante a chegada da chapa majoritária, o espaço acabou sendo invadido pela militância – deixando os jornalistas sem muito espaço para trabalhar. “Em um certo momento, fui tentar encostar no palco e pedi licença ao homem – que não sabia quem era – e disse que estava precisando trabalhar. Ele respondeu que aquela era a hora da convenção e que eu deveria fazer meu trabalho depois. Quando eu disse que o espaço tinha sido invadido, ele começou a gritar que eu que estava invadindo”, contou a jornalista.

Foi quando a repórter tentou ocupar outro local que o Cícero começou, por baixo, a empurrá-la com o cotovelo. Isso aconteceu três vezes e quando ela reclamou alto, ele a chamou de doida. “Alguns outros militantes que estavam por perto nada fizeram e eu disse que ia chamar a polícia. Uma segurança do evento chegou a local e perguntou o que estava acontecendo. Enquanto eu falava, ele me xingou com palavras de baixo calão e, na frente da segurança, ainda fez gestos obscenos em minha direção”. Pouco tempo depois, o assessor de comunicação de Miguel Coelho retirou o homem do local – que ainda saiu xingando a repórter novamente.

Em nota enviada à Folha de Pernambuco, o candidato a governador Miguel Coelho repudiou o ocorrido e expressou sua solidariedade à jornalista Pupi Rosenthal diante das agressões que sofreu neste domingo. “É inaceitável qualquer tipo de violência, menos ainda a uma jornalista mulher que cumpria apenas seu trabalho. Em horas assim é preciso se posicionar com firmeza. Repudio totalmente tamanha agressão e ao mesmo tempo reforço minha solidariedade a Pupi Rosenthal e todas as mulheres e profissionais da imprensa que indiretamente se sentiram agredidas ao ver a cena lamentável.”

Segundo a  reportagem da Folha, procurou entrar em contato com o ex-vereador, mas não obteve sucesso.

(Com informações da Folha de Pernambuco)

Previous articlePetrolina: iniciadas as obras da reforma e ampliação do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho
Next articleCasa da Mulher Rural: Prefeitura abre espaço de acolhimento inédito em Juazeiro para atender mulheres do interior que buscam atendimentos no centro e não têm onde ficar