Home Sem categoria Instinto de esconder sinais de dores dificulta a descoberta de doenças em...

Instinto de esconder sinais de dores dificulta a descoberta de doenças em gatos; saiba como identificar

898
0

Ficar atento a qualquer mudança de comportamento é essencial para saber se o animal está doente


Há mais de 10 mil anos que os gatos foram domesticados pelos humanos, contudo, mesmo com tanto tempo, os felinos ainda possuem instintos da época que vivam de forma selvagem e precisavam se proteger de predadores. Um desses instintos é justamente esconder sinais de dores e doenças para não se mostrar vulnerável.

Segundo a Médica Veterinária Cleusa Deiró, este comportamento serve para enganar os seus predadores e fazer com que eles desistam, mesmo em um ambiente que não tenha predador, como dentro de casa. Logo, como identificar sinal de dor ou doença se o animal tenta escondê-lo? Para a especialista, a dica é ficar atento a qualquer mudança no comportamento do animal.

“Tudo que fugir da rotina normal daquele gatinho pode ser um sinal de alerta. Então, por exemplo, um animal que costumava comer muito e do nada passa a comer menos, ou espaçar mais a alimentação ou até parar de comer. Isso é um sinal que merece cautela e atenção”, exemplifica Cleusa Deiró, que também é professora do Centro Universitário UniFTC Salvador.

Além da alimentação, outros sinais podem ser percebidos como “estranhos” e os tutores devem ficar atentos. Entre eles: alteração de comportamento, dificuldade para urinar, movimentar-se, sensibilidade ao toque e falta de higiene.

Fazer um diagnóstico

Ao observar qualquer um destes sinais, a especialista recomenda que se procure imediatamente um Médico Veterinário de confiança. “Quanto mais tempo demora para perceber que o gato está doente, pior pode ser o tratamento e, a depender do caso, pode levar a morte do animal”, pontua Cleusa Deiró.

A Médica Veterinária destaca também a importância do profissional ser capacitado para atender e identificar possíveis doenças em felinos, principalmente por eles esconderem os sintomas.

Pensando no movimento de formar profissionais do futuro que a Rede UniFTC inicia o processo seletivo para o semestre 2022.2 para o Curso de Medicina Veterinária. Os interessados em estudar em uma instituição de ensino com mais de 22 anos de experiência, além de profissionais de excelência e estrutura de salas de aula, laboratórios e clínicas, podem se inscrever através deste link (https://unif.tc/processoseletivo-medvet).(Ascom)