Home Sem categoria Iniciativa da Valexport se transforma em portaria que vai evitar desperdício de...

Iniciativa da Valexport se transforma em portaria que vai evitar desperdício de alimentos

338
0

A portaria nº 458, que dispensa a indicação de validade em embalagens de vegetais frescos, evitando desperdício de alimentos em todo país, nasceu de uma iniciativa da Valexport – Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do Sao Francisco.

Publicada no último dia 22 de julho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a nova portaria teve seu ponto de partida no dia 28 de outubro de 2021, quando a Valexport encaminhou um documento à então ministra Thereza Cristina. De acordo com o presidente da Valexport, José Gualberto, eram grandes os prejuízos dos produtores e comerciantes que tinham de descartar seus produtos com prazo de validade vencido. “Tivemos muitas perdas em grandes quantidades de uvas, mangas e demais frutas embaladas que tinham que ser destruídas por ordem dos órgãos de defesa do consumidor mesmo estando em condições adequadas para o consumo”, ressaltou.

Gualberto destacou ainda, a parceria da Abrafrutas – Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados, para o encaminhamento da proposição e agradeceu o apoio do MAPA, através “da efetiva participação” do secretário de Defesa Vegetal, José Guilherme Tollstadius, do coordenador Geral de Qualidade Vegetal, Hugo Caruso e do diretor de Programas, Luís Eduardo Rangel.

O diretor Executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, lembrou que a dispensa já era prevista pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Com a regra atual, que desobriga a colocação da data de validade nas embalagens, o consumidor segue avaliando as condições do produto, se estão podres, murchos ou com odor e os produtores e comerciantes continuarão cumprindo os requisitos de qualidade para comercialização”, concluiu.(Ascom)

Previous articleSenado aprova projeto que fragiliza preservação de margens de rios nas cidades
Next articlePrefeitura de Juazeiro celebra tradição nordestina na IX Festa do Vaqueiro