Home Sem categoria IFSertão PE lança campanha para composição do Conselho de Usuários de Serviços...

IFSertão PE lança campanha para composição do Conselho de Usuários de Serviços Públicos

232
0

Para fomentar uma nova forma de participação da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, a Controladoria-Geral da União (CGU) lançou um espaço que conecta os usuários aos gestores responsáveis pela prestação de ações à população: a Plataforma Virtual dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos. A proposta é auxiliar na resposta a consultas formuladas pela gestão e pela Ouvidoria e na proposição de ideias para melhorar os serviços, que poderão ser comentadas e apoiadas pelos demais conselheiros.

No IFSertãoPE, uma campanha promovida pela Ouvidoria pretende impulsionar o cadastro de conselheiros até o próximo dia 2 de agosto, a fim de que participem da primeira consulta sobre os serviços da instituição. Qualquer cidadão pode se cadastrar, bastando entrar no site: conselhodeusuarios.cgu.gov.br e fazer o login. A seguir, clique em  “Entrar com gov.br”, realize o acesso com os dados da sua conta, selecione “Tornar-se conselheiro” e digite “IFSPE” na lista de serviços.

Para apresentar as atribuições do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e dirimir dúvidas sobre a atuação dessa forma de participação social, o administrador e ouvidor do IFSertãoPE, Clécio da Silva Souza, mediará uma palestra nesta quarta-feira (28), às 19h, via Google Meet. Interessados podem se inscrever clicando aqui. O link para participação será encaminhado até às 14h do dia do evento.

De acordo com Clécio, o Conselho oportuniza aos usuários a ampliação de uma gestão pública mais participativa. “Através das experiências com a utilização desses serviços, os usuários podem dizer aos gestores públicos se a forma como os mesmos estão sendo prestados, as ferramentas utilizadas, os fluxos de processos, o atendimento e outros aspectos estão sendo satisfatórias ou carecem de melhorias”, afirma ele.

O convite para compor o Conselho de Usuários de Serviços Públicos, segundo Clécio, vai além da comunidade acadêmica. “Considerando a diversidade de serviços ofertados aos usuários pelo IFSertãoPE, através das linhas norteadoras de todas as suas ações, que é o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Inovação, nós desejamos que a comunidade abrace a oportunidade e seja conselheira”, destaca ele.

Periodicamente, o IFSertãoPE enviará consultas acerca dos serviços públicos prestados, por meio de enquetes eletrônicas desenvolvidas e geridas na da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. O resultado destas enquetes deverá servir de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação de serviços públicos.

A qualquer momento, os conselheiros podem ainda inserir ideias de aprimoramento de serviços públicos no Fórum de Melhorias de Serviços Públicos. A plataforma traz a possibilidade de que qualquer pessoa, seja ela agente público ou cidadão, produza as suas próprias pesquisas de forma simples, eficiente e totalmente gratuita.

Há um espaço dedicado a informações sobre o Conselho de Usuários no menu Ouvidoria do site do IFSertãoPE, que pode ser acessado em https://www.ifsertao-pe.edu.br/novosite/index.php/conselho-de-usuarios.

(Ascom)

Previous articleEm visita a Cabrobó Lucas Ramos vistoria obras da Escola Técnica e anuncia primeiros cursos que serão ofertados
Next articleENEM MEC deve divulgar, em breve, relação das vagas disponíveis para o Sisu 2021/2