Home Sem categoria HU-Univasf celebra ´10ª Semana da Enfermagem` com atividades especiais até o dia...

HU-Univasf celebra ´10ª Semana da Enfermagem` com atividades especiais até o dia 20

1086
0

       Celebrações estão em andamento

10ª Semana de Enfermagem - UEPG - " Uma voz para liderar: Investimento e Respeito"

Em alusão ao Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem, celebrado no nesse domingo (12), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, realiza a 10ª Semana da Enfermagem com atividades entre os dias 08 e 20 de maio. O evento amplia as discussões sobre conquistas e desafios, contradições e dilemas da profissão, presentes em várias dimensões da saúde: na assistência, na saúde pública, no ensino e na promoção da saúde.

Mais de 30 mil profissionais de enfermagem compõem a categoria na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). No HU-Univasf, são 504 profissionais atuando, diariamente, nos âmbitos da assistência, da formação, da pesquisa e da gestão. “A enfermagem hoje participa diretamente em todas as etapas do cuidado, desde a prevenção, promoção, recuperação, tratamento e reabilitação. Aqui no nosso hospital, nos envolvemos em todos os fluxos assistenciais que permitem esse cuidado ao paciente. Além disso, destaco também a participação da enfermagem na gestão assistencial do hospital. Hoje, representamos o maior número de gestores aqui no HU, sendo enfermeiros. Isso faz com que tenhamos um protagonismo importante nas tomadas de decisões e nas articulações para o melhor fluxo assistencial”, ressalta o chefe da Divisão de Enfermagem do HU-Univasf, Saulo Xavier.

Entre as atividades que compõem a programação do evento estão palestras, minicursos e ações para promover o bem-estar dos colaboradores. O enfermeiro Leonel Batista, integrante da comissão organizadora da Semana de Enfermagem do HU-Univasf, destaca a importância do evento para difundir o papel dos profissionais da enfermagem junto à assistência ao paciente. “Durante essa semana, serão promovidas algumas atividades de conscientização e capacitação, para que tenhamos uma maior publicitação da ação desses profissionais dentro da comunidade hospitalar. Essa semana especial também serve para sensibilizar a sociedade sobre a importância do trabalho que esses profissionais desempenham junto aos pacientes. É uma ocasião que desperta gratidão e apreciação por esses profissionais, que compõem o maior corpo profissional dentro da instituição”, complementa Leonel.

Tema nacional

Neste ano, o tema nacional da Semana da Enfermagem é “Romper ‘bolhas’ no mundo atual para o resistir e o coexistir da enfermagem”. Segundo a Aben, as discussões em torno da construção do tema remetem às necessidades de conhecimento e reconhecimento da história da categoria, com suas conquistas e desafios, contradições e dilemas que envolvem a formação na atualidade e no mundo do trabalho, além dos desafios em torno do fortalecimento da enfermagem.

História

Em 12 de maio são comemorados mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro. Este último, como data alusiva ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. No Brasil, a data foi instituída há 85 anos por meio do Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938. Encerrando o marco do mês, o dia 20 de maio é considerado o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, instituído por meio da resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) nº 294, de 15 de outubro de 2004. Essa data também é simbólica porque lembra o falecimento de Ana Néri em 1880, enfermeira que, voluntariamente, cuidou de soldados durante a Guerra do Paraguai.

Notícia - 12 de Maio, dia do Enfermeiro, Nazaré Paulista parabeniza e agradece a importante atuação desses ... - Município de Interesse Turístico de Nazaré Paulista

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.(Ascom)