Home Sem categoria Gases em excesso: Nutricionista lembra que mastigar bem os alimentos é essencial

Gases em excesso: Nutricionista lembra que mastigar bem os alimentos é essencial

724
0

Gases? Descubra o melhores alimentos para eliminar esses incômodos no dia a dia!

Muitas pessoas sentem fortes dores abdominais devido ao acúmulo de gases intestinais. Geralmente essas dores são leves e moderadas mas podem ser fortes, como aconteceu recentemente com a ex-BBB Pocah, que foi parar no hospital, na última segunda-feira, com dores abdominais intensas devido ao excesso de gases.

Além de incômodas, as dores podem vir acompanhadas de arroto, azia, inchaço abdominal, cólicas e até mesmo náuseas.

Segundo o nutricionista e coordenador de nutrição do Hospital de Clínicas do Ingá (HCI), Antônio Wanderson Lack muitas são as causas dos gases em excesso como: bebidas com gás, engolir ar durante as refeições, não mastigar direito os alimentos, consumir em demasia alimentos de difícil digestão como grãos, couve, ovo, repolho e brócolis, uso de antibióticos e antiácidos, não fazer atividades físicas, prisão de ventre entre outras são as causas mais comuns.

“Devido à intensidade da dor, muitas vezes os sintomas de gases se confundem até mesmo com ataque cardíaco pois os gases pressionam uma válvula que fica em cima do estômago e que fica exatamente atrás do coração. Então quando há uma fermentação muito forte, essa válvula fica sendo pressionada e causa dor a ponto de ser confundida por problemas cardíacos” explica.

Segundo o nutricionista, os gases são parte natural do processo digestivo, porém quando em excesso podem ser o sinal de um problema mais grave como disbiose e intolerâncias ou até mesmo de digestão e o mais indicado nesses casos é procurar o gastroenterologista.(Ascom)