Home Sem categoria Juntas, Olinda e Recife fazem aniversário. Conheça algumas curiosidades sobre as...

Juntas, Olinda e Recife fazem aniversário. Conheça algumas curiosidades sobre as duas cidades

803
0

12 de Março: Aniversário de Olinda e Recife — Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco
De igrejas a pontos de Zepelim, elas reúnem histórias quem nem mesmo os nativos são capazes de imaginar que aconteceram por lá

Nesse domingo, 12, Olinda e Recife completaram, respectivamente, 488 e 486 anos. O que ninguém imagina é que as cidades, que são vizinhas e conhecidas como irmãs, guardam em suas histórias algumas curiosidades e memórias. São diversas particularidades que tornam os destinos cada vez mais atrativos para os turistas e preciosos para quem nasceu por aqui.

O professor de História do Colégio GGE, Fellipe Domingues, conhece bem as nuances históricas das cidades e destaca que “celebrar o aniversário das cidades é lembrar quem nós fomos para saber quem nós somos. Quando estudamos as revoluções, as lutas, tudo isso nos faz entender melhor quem somos hoje”, afirmou.

Cidades irmãs: Olinda e Recife fazem aniversário em 12 de março - ANF - Agência de Notícias das Favelas |Sendo assim, para que possamos conhecer mais um pouco sobre o que fomos, o historiador separou algumas curiosidades bem interessantes sobre os destinos. Listamos alguns fatos curiosos para você conhecer melhor as nossas cidades!

1. PRIMEIRA IGREJA DO BRASIL

Na gestão de Duarte Coelho, capitão Donatário da Capitania de Pernambuco e fundador de Olinda, foi construída a 1ª igreja do Brasil, quando desembarcou em Pernambuco, em 1535. Apesar de ter sido construída em Igarassu, a igreja ficou aos cuidados da Diocese de Olinda.

2. NASSAU ERA ALEMÃO

Muitos acham que Maurício de Nassau, governador de Pernambuco durante do domínio holandês no Nordeste, era holandês. No entanto, ele era alemão e de origem aristocrata. Ele ficou conhecido por realizar grandes obras no Recife.

3. GUERRA ENTRE AS CIDADES
O clima amistoso que vemos hoje entre as cidades nem sempre reinou. Elas participaram de um conflito envolvendo senhores de engenho de Olinda e comerciantes de Recife pelo domínio político e econômico da Capitania de Pernambuco, a chamada Guerra dos Mascates (1710-1711). Recife saiu vitoriosa e se tornou capital de Pernambuco.

4. REVOLUÇÃO NO RECIFE
A Revolução Pernambucana de 1817 começou no Recife, mas ela foi pensada em Olinda, no Seminário daquela cidade. A Revolução ficou conhecida como a Revolta dos Padres.

Olinda comemora 36 anos de título do Patrimônio da Humanidade - Prefeitura de Olinda, Mais Conquistas para Todos | Prefeitura de Olinda, Mais Conquistas para Todos - Site Oficial da Prefeitura de
Olinda-PE

5. OLINDA É PATRIMÔNIO
Olinda recebeu o título da Unesco de Patrimônio da Humanidade, em 1982. No entanto, para que esse título se mantenha é necessário que o sítio arqueológico seja preservado continuamente.

Olha! Recife visita relíquia da história mundial da aviação: torre do Zeppelin - #OxeRecife6. PONTO DE ZEPELINS
Fica no Bairro do Jequiá, no Recife, o único ponto de atracação de Zepelins do mundo. Ele ainda existe até hoje no local.

Sinagoga Kahal Zur - Recife Antigo #7 - YouTube7. PRIMEIRA SINAGOGA DAS AMÉRICAS
No período de Maurício de Nassau, houve uma certa tolerância religiosa entre católicos, protestantes e judeus. Com isso, foi construída a 1ª Sinagoga das Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel, localizada na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo. Suas instalações guardam os arquivos históricos do povo judaico de Pernambuco.