Home Sem categoria Estudantes pernambucanos são campeões do Festival Internacional de Robótica

Estudantes pernambucanos são campeões do Festival Internacional de Robótica

817
0

O SESI Pernambuco fez história neste domingo (7), durante o Festival Internacional de Robótica, realizado no Rio de Janeiro. As equipes Courtesy Team, do SESI Ibura, e a Unity, do SESI Escada, estão trazendo na mala troféus nas modalidades FIRST Robotics Competition (FRC) e FIRST Lego League Challenge (FLL), respectivamente. O torneio aconteceu de 5 a 7 de agosto, no Pier Mauá, e reuniu cerca de 90 equipes de 37 países para disputar o Open (torneio aberto) na categoria FLL, e 28 times brasileiros para competir no Off-season (um torneio fora de temporada oficial) na FRC.

A equipe Courtesy Team foi campeã no “Desafio da Aliança”, principal premiação da modalidade FRC. O time, que surgiu em 2020, é formado pelos alunos do SESI Ibura Anna Beatriz, Maria Clara Costa, Bárbara Trindade, Felipe Gomes, Ryan Cesário, Lucas Guilherme, Júlia de Oliveira, Rennê Wanderley, e pelos técnicos Elias Pontes e Rebeka Santos. A competição final foi realizada em conjunto com as equipes paulistas “Robonáticos” e “Octopus”, formando a aliança vermelha. O game aconteceu em três rounds, dos quais os times venceram os dois primeiros, levando a melhor contra a aliança azul em provas nas quais os robôs precisavam cumprir tarefas como se fixar em barras, lançar bolas em alvos e carregar algum objeto. Apelidado de Leão do Norte, o robô da Courtesy Team tinha cerca de 40kg e 1,33 metros de altura.

Técnico do time, Elias contou que a equipe vem se dedicando desde fevereiro para entregar o melhor que pudessem, e que é uma satisfação ver todo o esforço recompensado. “É uma satisfação imensa ver que valeu a pena. Não foi fácil. Em uma das rodadas, tivemos que substituir uma peça inteira do nosso robô. Mas a alegria é sem tamanho. Estamos representando o estado de Pernambuco todo e trazendo o título para o Nordeste”, comemorou.

Já a equipe Unity, do SESI Escada, foi vice-campeã da FLL e recebeu o troféu “Desafio da Aliança”. O time é formado pelos alunos Victor de Lima, Eduardo Oliveira, Heitor Henrique, Késia Hellen, Yasmim Nicole, Isabelle Camilly, e pelos técnicos Monica da Silva e Diogo Monteiro. Nessa competição, duas equipes precisaram se unir para combater outras duas equipes – chamada de “batalha de dupla”. A aliança da equipe pernambucana foi com a Moon Bots, da Colômbia. Em uma final acirrada, as equipes pernambucana e colombiana fecharam com a pontuação de 595, contra 660 pontos da outra dupla, formada pelos times Halley (São Paulo) e Hawks Mechanics (Honduras).

Para Diogo Monteiro, técnico da equipe, a experiência de um torneio internacional vai além do conhecimento técnico adquirido. “Foi uma experiência maravilhosa. Conhecer equipes e outras culturas, como outros países trabalham. Os times ficaram muito próximos. Foi uma mistura de diversão com muito conhecimento. Com esse segundo lugar, voltamos para Pernambuco com a missão de observar táticas para, na próxima, chegarmos mais competitivos e fortalecer a Robótica em Pernambuco”, pontuou.

Superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo comemorou a vitória das duas únicas equipes pernambucanas na competição internacional e destacou a importância da robótica na aprendizagem de crianças e jovens. “Essa é uma disciplina fundamental na educação de qualquer estudante, pois, mais do que o conhecimento, incentiva o trabalho em equipe, a criatividade e o raciocínio lógico, atributos que eles vão levar para toda a vida”.