Home Sem categoria ENGIE e TIM firmam parcerias de longo prazo com foco na conectividade,...

ENGIE e TIM firmam parcerias de longo prazo com foco na conectividade, sustentabilidade e eficiência

2193
0

Depois de Petrolina, em Pernambuco, acordo entre as empresas é ampliado com o projeto de iluminação pública de Curitiba

TIM e Engie vão atuar em iluminação pública inteligente em Petrolina | TELETIME News

 A ENGIE, referência mundial em energia e serviços de baixo carbono, tem a missão de acelerar a transição energética para um mundo neutro em carbono, através da consolidação de parcerias com empresas e cidades em projetos focados na redução de consumo de energia e geração por fontes renováveis. E, agora, amplia sua parceria com a TIM, líder no 5G e com presença em 100% municípios do Brasil, para fomentar o crescimento e desenvolvimento de cidades inteligentes através de novos projetos de iluminação pública com uso da conectividade, contribuindo principalmente para melhorar a vida da sociedade.

Com o objetivo de construir resultados sólidos e de longo prazo, ENGIE e TIM têm em comum metas arrojadas de sustentabilidade em seus compromissos ESG e o forte compromisso com soluções para empresas e cidades que ajudem a reduzir custos, melhorar infraestruturas, ter maior eficiência energética e conectividade. Desde 2018, a ENGIE é parceira da operadora na gestão e planejamento energético para contratação de fontes renováveis, aquisição de energia limpa no Mercado Livre, certificados de origem de energia renovável (I-RECs) e Geração Distribuída da TIM, que conta já com 64 usinas solares, hidrelétricas e de biogás e tem a meta de chegar a 100 até o fim do ano.

TIM anuncia parceria inédita com Play2Pay para gerar receitas de publicidade e nova experiência dos clientes com a marca - ABC da Comunicação

E, agora, após a TIM implementar sua tecnologia em mais de 5 mil luminárias públicas inteligentes na cidade de Petrolina (PE) com a ENGIE, a operadora é novamente escolhida para o projeto de iluminação pública inteligente na primeira capital do país: Curitiba. O contrato de parceria público privada (PPP) entre a ENGIE e a Prefeitura municipal foi anunciado no final de março, e prevê operação, manutenção e expansão da infraestrutura de iluminação da cidade por 23 anos. A parceria com a TIM abrange cerca de 45 mil pontos de gestão das luminárias inteligentes distribuídas pela cidade.

“É uma parceria de longo prazo entre duas empresas com forte compromisso com a transição energética. Esta parceria, que começou em 2018, através dos nossos projetos de gestão e planejamento energético, já garantiu à TIM uma redução de 20% nos custos com energia e contribui para a redução de emissões de CO2. Com a nossa visão voltada para a inovação e com foco na construção de cidades mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, a TIM tem sido uma forte aliada em conectividade e tecnologia. A capacidade de monitoramento remoto e em tempo real dos pontos de iluminação pública permitirão uma maior assertividade e eficiência operacional, o que se traduz em menor consumo de energia. Estamos entusiasmados com os projetos em desenvolvimento e os que estão por vir”, afirma o diretor-presidente da ENGIE Soluções, Jacques-Olivier Klotz.

Para o novo projeto em Curitiba, a expectativa é iniciar o processo de implementação ainda em 2023, após mapeamento e modernização de rede a ser realizada pela concessionária. A projeção é que a nova iluminação traga uma redução estimada de 33% no consumo de energia do município, otimizando custos para a administração local e atuando com equipamentos de maior tempo de vida útil e menor impacto ambiental. Com fornecimento de solução completa de conectividade, hardware e software, dentro da oferta chamada TIM Smart Lighting, as luminárias inteligentes serão capazes, por exemplo, de ter acendimento e dimerização definidas previamente, dentro de rotinas estabelecidas pela concessionária. Remotamente, é possível acompanhar e identificar também comportamentos fora do padrão, fazer manutenções preditivas e otimizar todo o processo de gestão, que será feito a partir de um centro de controle operacional. A tecnologia permite ainda maior capacidade de controle do consumo de energia do município e ajuda na tomada de decisão para ações de eficiência energética.

Para Alberto GriselliCEO da TIM Brasil, a escolha da TIM pela ENGIE reforça a expertise em IoT da operadora para projetos de iluminação pública não só em Curitiba, mas para as demais cidades do país. Sabemos que fomentar o desenvolvimento das cidades inteligentes é contribuir para a melhoria da vida das pessoas. O diferencial da TIM é ter a maior rede móvel do Brasil e estar presentes em todos os municípios brasileiros. E a conectividade vai permitir uma melhor gestão de energia da cidade, contribuindo para eficiência energética. Estamos muito felizes com a ampliação da parceria com a ENGIE e ressaltamos, mais uma vez, o nosso compromisso de apoio ao desenvolvimento do país por meio da tecnologia”anuncia.

Diversas possibilidades se abrem a partir desta recente parceria em iluminação pública entre TIM e ENGIE. Por exemplo, através do uso da infraestrutura da iluminação pública sob gestão da ENGIE, a TIM ampliará a disponibilidade de sinais de telefonia e dados, entre eles o 5G, que poderá também, em conjunto com a ENGIE, viabilizar projetos ligados a internet das coisas (IoT). Estes são apenas alguns destaques, dentre outras oportunidades que tornarão as cidades mais inteligentes e conectadas no futuro próximo.

Líder em energia renovável no país, a ENGIE desenvolve soluções tecnológicas para tornar as cidades espaços mais inteligentes e com maior eficiência energética. Atualmente, a empresa opera mais de 1 milhão de pontos de iluminação no mundo, sendo 130 mil deles no Brasil – dos quais 90 mil em Uberlândia (MG) e 40 mil em Petrolina (PE).

Ascom