Home Sem categoria De Petrolina para o mundo: Fruit Attraction Madri 2022 consolida internacionalização da...

De Petrolina para o mundo: Fruit Attraction Madri 2022 consolida internacionalização da marca FarmFresh

1053
0

Conservadoras da Termotécnica incorporam importantes aspectos de sustentabilidade como a diminuição de desperdício de alimentos, reciclabilidade e redução das emissões de CO2

Uma das principais feiras de frutas e produtos frescos do mundo, a Fruit Attraction 2022, em Madri, Espanha, realizada na semana passada, foi uma excelente oportunidade para a Termotécnica – com fábrica de embalagens em Petrolina – ampliar a visibilidade da sua marca FarmFresh para o mercado internacional. O evento foi importante para a companhia para estreitar o relacionamento com distribuidores e importadores, ampliar segmentos atendidos e fechar novos negócios. “As nossas soluções de conservadoras atraíram a atenção, inclusive, de outros segmentos, como o de frios e embutidos. Ao ampliar o shelf-life, manter a temperatura constante e serem muito leves, nossas embalagens também contribuem para aspectos de sustentabilidade como a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e a redução das emissões de CO2 na atmosfera, além de serem 100% recicláveis”, afirma o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.

Esta é a quarta edição da Fruit Attraction que a companhia participa no Pavilhão Brasil, coordenado pela Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados). Desde que a Termotécnica iniciou a participação nas principais feiras mundiais de frutas e produtos frescos, como a de Madri e de Berlim, as soluções FarmFresh – DaColheita para o mercado brasileiro -, estão obtendo grande aceitação no agrobusiness internacional. Em quatro anos já são mais de 1 milhão de conservadoras FarmFresh utilizadas na exportação de mais de 4 mil toneladas de frutas premium brasileiras para países de toda a Europa, como França, Espanha, Inglaterra, Áustria, e também para o Oriente Médio, Rússia, China e Canadá.

Reciclagem e redução da pegada ambiental na exportação de frutas

Um aspecto importante para atender ao mercado externo, principalmente na Europa, é a preocupação com a sustentabilidade. Questões como logística reversa das embalagens e diminuição do desperdício em toda a cadeia são cada vez mais importantes. Em termos de sustentabilidade, as caixas conservadoras FarmFresh contribuem em três frentes:

1) Na reciclagem pós-consumo, pois o EPS é um material que pode ser 100% reciclado e se transformar em matéria-prima para outras aplicações, como rodapés e molduras.

2) Aumento do shelf-life dos produtos frescos em até 30%, o que contribui para a redução de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e consumo.

3) Contribuição para a redução da pegada de carbono, com a diminuição da emissão de CO2 equivalente no transporte devido ao peso mais leve das soluções, o que reduz o consumo de combustível. Em estudo realizado pela Green Domus, comparando as emissões de GEE para o transporte de uma carga de manga entre Petrolina (PE) e Lisboa (POR), as embalagens e paletes de EPS FarmFresh representaram 5,44% menos emissões que as caixas de papelão.

Pensando na qualidade das frutas tipo exportação, do campo até a mesa do consumidor, as soluções FarmFresh têm sido um diferencial que agrega muito valor. Nivaldo de Oliveira reforça que “a embalagem é um veículo importante de posicionamento e de comunicação destes benefícios e agregação de valor. Toda a tecnologia de conservação e o design das nossas soluções em EPS FarmFresh propiciam aos nossos clientes comunicar aos mercados internacionais esses diferenciais de qualidade das frutas brasileiras”.

Para saber mais sobre a estratégia sustentável da Termotécnica acesse a íntegra do Relatório de Sustentabilidade da companhia, clicando aqui

  • Contatos da assessoria
  • Logos Conexão e Conteúdo
  • Carla Lavina
  • carla.lavina@logosag.com.br
  • +55 47 9 9127 9834