Home Sem categoria Cuidado! Solidão eleva risco de morte em pessoas com obesidade, diz estudo

Cuidado! Solidão eleva risco de morte em pessoas com obesidade, diz estudo

714
0

Isolamento social tem sido tratado como um fator de risco à vida

Pesquisa feita em 28 países revelou os brasileiros como os mais solitários em todo o mundo
Pesquisa feita em 28 países revelou os brasileiros como os mais solitários em todo o mundo – Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Tratar a solidão e o isolamento social pode colocar as pessoas classificadas como obesas em menor risco de complicações de saúde, de acordo com um novo estudo.

A solidão é alta em todo o mundo, mas a descoberta é importante porque as pessoas com obesidade experimentam-a significativamente mais, afirma o relatório.

“Até o momento, os fatores dietéticos e de estilo de vida são o foco principal na prevenção de doenças relacionadas à obesidade”, disse o Dr. Lu Qi, principal autor do estudo publicado segunda-feira (22) na JAMA Network Open, por e-mail.

“Nosso estudo destaca a importância de levar em conta a saúde social e mental na melhoria da saúde das pessoas com obesidade”, disse Qi, que é professor e presidente interino do departamento de epidemiologia da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane, em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

O estudo analisou dados de quase 400 mil pessoas do UK BioBank, um grande banco de dados biomédico e recurso de pesquisa que acompanha as pessoas a longo prazo.

Os incluídos na pesquisa não apresentavam doenças cardiovasculares no início da coleta de dados. Os pesquisadores então fizeram o acompanhamento entre março de 2006 e novembro de 2021, de acordo com o estudo.

Ao longo desse período, todas as causas de morte de pessoas classificadas como obesas foram 36% mais baixas em pessoas que se sentiam menos solitárias e socialmente isoladas, mostraram os dados.

“É o momento de integrar fatores sociais e psicológicos com outros fatores dietéticos e de estilo de vida no desenvolvimento de estratégias de intervenção para prevenir complicações relacionadas com a obesidade”, disse Qi.

Descobriu-se que o isolamento social é um fator de risco maior para todas as causas de mortalidade, incluindo câncer e doenças cardiovasculares, do que depressão, ansiedade e fatores de risco de estilo de vida – que incluíam álcool, exercício e dieta, de acordo com o estudo.

Os resultados não são surpreendentes, disse o Dr. Philipp Scherer, professor de medicina interna da Universidade do Texas, que não estava envolvido no estudo. Mas as descobertas apontam para a melhoria do “isolamento social como um remédio potencial para a redução da mortalidade”, disse ele.

Embora por vezes não seja tão comentada como a dieta ou o exercício, a solidão tem sido cada vez mais reconhecida como um importante fator de risco para maus resultados de saúde.

As pessoas que se sentiam socialmente isoladas tinham 32% mais probabilidade de morrer precocemente do que aquelas que não o faziam, de acordo com um estudo de junho de 2023.

“Todos nós podemos nos sentir solitários de vez em quando, mas quando esse sentimento é permanente, pode atuar como uma forma de estresse crônico, o que não é saudável”, disse Turhan Canli, professor de neurociência integrativa no departamento de psicologia da Universidade de Nova York, em um artigo anterior da CNN.

“Uma maneira pela qual isso pode ocorrer é através dos hormônios do estresse que afetam negativamente o corpo”, disse Canli, que não esteve envolvido na pesquisa mais recente.

A ligação entre a solidão e os maus resultados de saúde também pode residir numa probabilidade reduzida de pessoas socialmente isoladas receberem cuidados médicos ou em uma correlação com outros hábitos pouco saudáveis, como o tabagismo e o consumo de álcool, acrescentou Canli.

“Pense em manter uma vida social como qualquer outra atividade em prol da saúde: praticar exercícios regularmente, comer bem, cuidar de si mesmo”, disse Canli.

Como começar a se sentir menos solitário

Ter tantas opções para nos conectarmos a uma grande rede online nem sempre significa que seremos menos solitários, disse Rachael Benjamin, assistente social clínica licenciada com sede na cidade de Nova Iorque.

“Como humanos, precisamos nos sentir conhecidos por outras pessoas para nos sentirmos vistos – para nos sentirmos como se existíssemos no mundo”, disse ela.

“Mesmo que alguém tenha muita interação com outras pessoas, é fácil sentir-se só e isolado se essa pessoa não se sentir integrada na sua comunidade”, acrescentou Benjamin.

“E a gordofobia pode levar as comunidades a dificultar que as pessoas com obesidade se sintam compreendidas e aceitas”, disse.

Desmantelar o preconceito contra eles não é algo que um indivíduo possa mudar. Mas existem passos que você pode seguir para tentar obter relacionamentos de mais qualidade, disse Benjamin.

O que é um relacionamento de qualidade? É onde você pode ser você mesmo sem pressão para fingir ser alguém que não é, acrescentou ela.

“Duas pessoas podem sentir que estão sendo ouvidas, vistas e acolhidas e podem brincar um pouco”, disse Benjamin. “E também sinta-se respeitado por ambas as pessoas e seja honesto sobre como elas estão se sentindo.”

Para chegar lá, ela recomenda primeiro começar olhando para dentro. Existem maneiras de você se isolar como fonte de proteção ou hábito? Então é hora de começar a criar um novo hábito: disponibilizar-se para se conectar com as pessoas regularmente.

“Talvez seja desconfortável, mas talvez eu esteja disposto a ser mais corajoso, disposto a arriscar”, disse Benjamin.

Por último, não se preocupe se demorar um pouco para formar relacionamentos sólidos. Conexões de qualidade levam tempo, acrescentou ela. “Isso leva tempo, trabalho e esforço”, disse ela.

CNN-BRASIL

Não confunda solidão com solitude...... Samuel Gomes - Pensador