Home Sem categoria Cooperativas de crédito crescem em meio a pandemia e já passam de...

Cooperativas de crédito crescem em meio a pandemia e já passam de 11,9 milhões de associados

225
0

O relatório de Economia Bancária do Banco Central, com o movimento dos anos 2016 a 2020, revelou que apesar da pandemia o cooperativismo de crédito teve um aumento considerável em relação ao restante do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

O estudo, recebido com entusiasmo pela diretoria e equipe do Sicredi Vale do São Francisco, mostra logo a princípio, que a carteira de crédito do setor pulou de 2,74% do total do SFN para 5,1%, passando de R$ 95 bilhões para R$ 228,7 bilhões, além de registrar o crescimento do número de associados que chegou, em dezembro de 2020, a 11,9 milhões em todo Brasil.

Para o presidente do Sicredi Vale do São Francisco, Antônio Vinícius Ramalho Leite, um dos fatores responsáveis pelo crescimento do segmento é a ligação com o setor agropecuário. “Com a expansão do agronegócio o cooperativismo de crédito seguiu junto, respondendo em 2020, por 20,26% de todo o financiamento rural do SFN, comparado aos 9,5% em 2016”, ressaltou.

Ainda de acordo com o Relatório de Economia Bancária do Banco Central, as cooperativas de crédito têm respondido às crises de forma diferente dos bancos tradicionais. “Em primeiro lugar o nosso associado é um dos donos do negócio e tem participação no rateamento das sobras; oferecemos linhas de crédito com taxas de juros menores; nossas taxas de serviço tem o menor preço do mercado  e parte dos recursos arrecadados são destinados à projetos sociais que visam o desenvolvimento da própria região”, concluiu.(Ascom)

Previous articleSanta Maria inicia entrega de kits de merenda escolar para alunos da Rede Municipal
Next articleLucas Ramos parabeniza Pedro Miguel, novo diretor do Aggeu Magalhães, por posse no Conselho Deliberativo da Fiocruz