Home Sem categoria Com mais de 915 mil vagas disponíveis, Canadá abre oportunidades para profissionais...

Com mais de 915 mil vagas disponíveis, Canadá abre oportunidades para profissionais de todas as idades, inclusive para os 50+

916
0

As profissões mais requisitadas estão ligadas à saúde, tecnologia da informação, vendas, marketing, alimentação, construção, logística e hospedagem

Trabalhar no Canadá & Emprego no Canadá | Canada Intercambio
Canada

São Paulo, maio de 2022 – De acordo com os últimos dados divulgados pelo Statistics Canada, o país está com mais de 915 mil vagas em aberto e a cada ano os números só aumentam. Em 2021, eram mais de 550 mil oportunidades, ou seja, este ano as vagas quase que dobraram. A pesquisa revela que um dos motivos para este aumento é a flexibilização contínua das restrições de saúde pública, o que permitiu que mais empresas fizessem planos para que os trabalhadores voltassem ao trabalho presencial. Mas por que estas vagas não são preenchidas? A resposta é curta e direta: faltam profissionais gabaritados e com fluência em inglês.

“A maioria dos empresários aqui no Canadá relata dificuldades de contratação devido à escassez de talentos. Além da qualificação técnica, muitas pessoas não possuem o inglês suficiente para competir no mercado. As pessoas chegam aqui e pensam que é fácil arrumar emprego. Não é. Precisa de inglês e de qualificação”, ressalta o sócio da Canada Intercâmbio, especialista em imigração e organizador da Expo Canada 2022, Ed Santos.

O Canadá é uma boa opção para quem deseja morar num país de primeiro mundo, reconhecido por oferecer um ambiente seguro, tolerância em relação à diversidade cultural e por excelentes indicadores socioeconômicos. E essa oportunidade está aberta tanto para aqueles que estiverem preparados e atenderem a todos estes pré-requisitos como para aquelas pessoas que tiverem interesse em conhecer o caminho para que se tornem aptas a ingressar neste mercado.

Muitos ainda têm dúvidas entre escolher Canadá e Estados Unidos. Os dados apontam que a taxa de emprego, definida pelo número de pessoas empregadas com porcentagem da população em idade ativa, é mais alta no Canadá.

Vagas para brasileiros no Canadá - salários de até R$ 30 mil - Estágio Online

Segmentos com mais vagas no mercado – Nos últimos seis meses, desde setembro de 2021, quando o emprego retornou ao nível pré-pandemia, a economia e o mercado de trabalho do Canadá se adaptaram e evoluíram em resposta a vários desafios, incluindo a flexibilização gradual das medidas de saúde pública, vagas recordes de empregos e interrupções na cadeia de suprimentos. Durante este período, o emprego aumentou em 463 mil vagas. Além da área de vendas, destaque para construção civil (+110 mil vagas), logística e suprimentos (+122 mil), saúde e assistência social (+62 mil), entre outros.

Em março, as contratações tiveram saldo positivo tanto no setor de serviços (+42 mil vagas) quanto no de produção de bens (+31 mil). Outras áreas que registraram acréscimo: Serviços de alojamento e alimentação (+15 mil oportunidades), além de outras áreas (+14 mil), que incluem serviços de reparação e manutenção, cuidados pessoais e administração pública (+12 mil). No setor de bens, a empregabilidade foi impulsionada pela construção (+14 mil), recursos naturais (+8.800) e agricultura (+5.800).

Oportunidades para todos – O Canadá está aberto a profissionais de todas as idades. Importante destacar que a grande novidade neste cenário é a abertura de empregos para mulheres de 55 anos ou mais e homens de 25 a 54 anos. O país sempre buscou jovens para compor seu quadro de colaboradores para fazer sua economia girar, mas com a falta de profissionais gabaritados, os seniores estão tendo mais oportunidades e com salários interessantes.

As províncias onde os ganhos são maiores estão entre Ontário, Quebec, New Brunswick, Prince Island e Vancouver. As principais oportunidades oferecidas estão ligadas à área de vendas, saúde, tecnologia da informação, marketing, alimentação, construção, logística, hospedagem e agricultura.

Com exceção de um aumento em janeiro de 2022, a taxa de desemprego tem registrado queda nos últimos meses, espelhando a situação em outros países com mercado de trabalho cada vez mais apertados, incluindo Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.

Ed Santos explica sobre imigração na ExpoCanada 2021 em São Paulo

Empregabilidade no Canadá – De acordo com o último censo realizado pela Statistics Canada (StatCan) em 2016, 54% da população, incluindo canadenses e imigrantes, com idades entre 25 a 64 anos, tem algum diploma universitário. Atualmente, a população do Canadá é de aproximadamente 38.339.473 milhões de acordo com Worldometer, equivalente a 0,48% da população mundial.

O Canadá tem uma das populações mais velhas do mundo, com quase 18% das pessoas com 65 anos ou mais. Sua taxa de natalidade é uma das mais baixas do mundo, com 1,47 nascimentos. O país é composto por imigrantes, precisa de mão de obra, oferece bons salários, mas é preciso respeitar as regras à risca.

Empregabilidade – O Canadá é um país com regras rígidas de imigração e para compor seu quadro de colaboradores, em todos os segmentos, segue à risca alguns quesitos para selecionar os candidatos: inglês fluente; conhecimento dos padrões de empregos canadenses e das leis que regem o país; competência profissional (reconhecida pelos órgãos regulatórios de cada profissão e de cada província); adaptabilidade à cultura do país; resiliência e outros.

“Para trabalhar, o país exige uma licença de trabalho (work permit) – que pode ser concedida de acordo com a necessidade de cada província e de sua avaliação curricular. Agora, para quem deseja morar, é preciso ter o visto PR (Permanent Residency – Residente Permanente), ou seja, para adquirir este visto é necessário realizar o processo imigratório. É um procedimento que demanda tempo, paciência, dedicação e seriedade na entrega de documentos, além de comprovar boa saúde”, alerta Ed Santos.

Consigo trabalhar em minha área profissional assim que chegar no Canadá? As chances são mínimas, a não ser que o governo abra exceções e não exija que sua profissão seja reconhecida pelos órgãos regulatórios de cada profissão. Mas vamos esclarecer melhor este cenário. “A grade curricular do Brasil é diferente do Canadá. E para conseguir validar seu registro profissional, o candidato precisa estar de acordo com as regras educacionais do país. Caso não esteja, é imprescindível que o profissional volte para escola e faça um curso que valide sua profissão com os órgãos regulatórios de cada área. O período pode demandar dois anos ou mais. Tudo vai depender de seu inglês e de sua disponibilidade financeira para realizá-lo”, alerta Ed.

ExpoCanada 2022 – O Canadá está de portas abertas para receber brasileiros e todas as etnias. Quem estiver interessado em conhecer mais sobre o mercado de trabalho, imigração e profissões mais requisitados no Canadá, é importante participar da ExpoCanada 2022, um evento totalmente gratuito. Participarão várias entidades educacionais canadenses (colleges, universidades, high school, idiomas e cursos profissionalizantes), empresários que darão dicas de como encontrar um bom emprego, etc. www.expocanada.com.br

  • 1. Brasília: dia 10 de maio (terça-feira), das 18h às 21h
  • Local: Hotel Cullinan HPlus Premium – SHN Q.4 – Brasília, DF
  • 2. Goiânia: dia 12 de maio (quinta-feira), das 18h às 21h
  • Local: Hotel Clarion Goiânia Órion – Avenida Portugal, 1148 – St. Marista, Goiânia
  • 3. São Paulo: dia 14 de maio (sábado), das 14h às 19h
  • Local: Blue Tree Transatlântico Convention Center – Avenida Cecília Lottenberg, 130 – Chácara Santo Antônio
  • 4. Rio de Janeiro: dia 15 de maio (domingo), das 14h às 18h
  • Local: Hotel Mercure Barra da Tijuca – Avenida do Pepê, 56 – Barra da Tijuca

assessoriadeimprensa@lncomunicacao.com.br