Home Sem categoria Coluna do Blog: curtas, grossas e fininhas

Coluna do Blog: curtas, grossas e fininhas

138
0

Coluna do Blog – toda hora tem fatos novos

 

Prefeitura reforça fiscalização e orienta donos de bares e restaurantes a cumprirem protocolos sanitários – Blog do Waldiney Passos

Fechando o cerco! A operação ‘Cidade Tranquila’ que mobiliza o 5°BPM, 2° Biesp; Guarda Civil Municipal (através da ROMU); Disciplinamento Urbano; Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA); Vigilância Sanitária e fiscais de postura, estão fechando o cerco contra aglomerações em bares, restaurantes e lanchonetes de Petrolina.  A partir desta quinta-feira (25), a Prefeitura, através da Guarda Civil Municipal, vai intensificar ainda mais essas fiscalizações para o cumprimento do decreto do Governo do Estado de Pernambuco n° 50.258/2021. O objetivo é conter a curva de contaminação da Covid-19, bem como garantir o sossego público. As equipes estarão nas ruas fiscalizando, multando e interditando os estabelecimentos que insistirem em desrespeitar o decreto.O descumprimento pode ser denunciado à Central de Atendimentos da Secretaria Executiva de Segurança Pública, no telefone 153, ou pelo WhatsApp (87) 98106-7310.

 

Governo de SP deve anunciar lockdown à noite em todo o estado | Exame

Estado de SP planeja ‘lockdown’ noturno. O governo do Estado planeja colocar todas as cidades em “lockdown”, entre 22 horas e 5 horas, para frear o avanço da covid-19. A medida foi defendida ontem em reunião do Centro de Contingência da Covid-19, e tem forte apoio dentro do governo, segundo apurou o Estadão.  A decisão final será tomada  quando o governador João Doria (PSDB) vai anunciar as novas restrições. Ainda não há detalhes sobre como seria a fiscalização, mas a intenção é de que haja uma “orientação” para que as pessoas fiquem em casa nesse período.  Bares, restaurantes e comércio estariam fechados.

 

A atual crise na Petrobras mostra como é importante a regulação - CartaCapital

É fato! A Petrobras reverteu no quarto trimestre de 2020 os prejuízos recordes provocados pela pandemia e fechou 2020 com lucro de R$ 7,1 bilhões. O resultado foi provocado pela reversão de perdas contábeis no valor de ativos e por ganhos cambiais, que levaram o lucro do quarto trimestre a R$ 59,9 bilhões.O balanço foi divulgado nesta quarta (24), em meio à crise provocada pela nomeação do general Joaquim Silva e Luna para substituir, no comando da empresa, o economista Roberto Castello Branco, primeiro presidente da estatal sob o governo Jair Bolsonaro.

 

Pode ser uma imagem de 3 pessoas
Dep. Antônio Coelho, Presidente Aero Cruz e Prefeito Miguel Coelho

Prestigiado e somando forças. O Presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Aero Cruz, recebeu nessa quarta-feira(24) o Prefeito Miguel Coelho (MDB), acompanhado do deputado estadual Antonio Coelho (DEM) e do vice-prefeito Simão Durando para um café,  oportunidade que reuniu todos os vereadores presentes ao acontecimento e aproveitou para conversar assuntos pertinentes as duas administrações.“O presidente tem honrado a confiança dos vereadores e surpreendido pela velocidade do seu trabalho. Nós fazemos parte de poderes distintos e independentes. Mas estamos em harmonia para continuar crescendo Petrolina”, disse o prefeito Miguel Coelho fazendo os seus cumprimentos ao momento do encontro. Aero Cruz animado como sempre, comentou:“Devagarinho vamos colocando as pedras no lugar. Vamos investir em um só melhor, ampliar as instalações para a imprensa e concluir o outro lado do estacionamento. Estamos falando do Poder Legislativo da cidade, aqui precisamos dar respostas”, acrescentou  o presidente, agradecendo a presença de todos. 

 

 ( Prefeitura de Petrolina/Jonas Santos)

Mais vacinas em Petrolina. A cidade recebe nesta quinta-feira(25) mais uma remessa de vacinas contra o novo coronavírus . De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ao todo serão 1.930 doses da Fiocruz/Oxford-AstraZeneca para iniciar a imunização de idosos acima de 80 anos. A aplicação das novas doses já começa a tarde, às 13h. O plano de vacinação pode ser acessado através do endereço www.petrolina.pe.gov.br. A Secretaria,  montou três pontos para aplicação da vacina, sendo no Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, no Alto do Cocar; no Centro de Convivência Vó Pulú, que fica na Vila Eduardo; e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no José e Maria. Amanhã a imunização ocorrerá das 13h às 17h, já na sexta-feira as vacinas serão aplicadas das 8h às 17h.

 

1.815 testes rápidos são adquiridos pela Prefeitura - Prefeitura Municipal de Imperatriz

Os testes chegaram! A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina já recebeu a primeira remessa dos 80 mil testes adquiridos pela prefeitura para a identificação de novos casos de Covid-19 na cidade. O material adquirido vai ajudar na detecção precoce da doença e na avaliação do número de infectados. A Secretaria informa, que os testes continuarão sendo realizados seguindo critérios científicos e técnicos determinados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a ampliação da testagem para grupos de risco.

 

Vital Farias apresenta o show Kanturya no Sesc Belenzinho - Flertaí
Vital Farias

Vital Farias com Covid-19, está internado. O músico poeta e compositor paraibano Vital Farias, 78 anos, está internado devido a complicações em decorrência da Covid-19. Ele deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em João Pessoa (PB) nessa terça-feira (23), com 50% dos pulmões comprometidos.Segundo a Secretaria de Saúde da capital, o estado de saúde de Vital Farias é estável, sem a necessidade de uso de oxigênio suplementar. O cantor apresenta melhora do padrão respiratório e ficará em observação até quinta-feira (25), quando fará novos exames.

 

A saúde chega ao N.9.- Projeto Senador Nilo Coelho. A Prefeitura de Petrolina vai inaugurar a 19ª Unidade Básica de Saúde que atenderá toda população da localidade. O evento  é nesta quinta-feira(25). A nova unidade, atenderá mais de 3.300 moradores de segunda à sexta, no horário das 7h às 13h. O posto contará com a estrutura de com recepção; salas de vacina, procedimentos e curativos; consultório médico e assistência farmacêutica. A comunidade ficou satisfeita com a noticia, já que tinha que andar mais de 5 km pra ser atendida no Bairro Pedra Linda em Petrolina. Esse desconforto vai acabar.

 

Mais novidade na praça. Um spray antiviral desenvolvido pelo Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica do Paraná, capaz de neutralizar o vírus da covid-19 e suas variantes recém-descobertas, deve chegar ao mercado ainda neste primeiro semestre. A inovação funciona com nanopartículas de prata para proteger e revestir superfícies por, no mínimo, 72 horas, e a comercialização deve ser feita em lojas de departamento, e-commerces e farmácias. O produto, realizado em conjunto com a TNS Nano, pode ser utilizado, por exemplo, em maçanetas, mesas e bancadas, balcões de atendimento, corrimãos de escadas e corredores, auxiliando na prevenção do contágio não só dos consumidores como também dos funcionários em indústrias e comércio.

 

Vacina da Janssen contra Covid-19 chega à fase 3 nesta quarta; Brasil terá testes em outubro | Mundo: Diario de Pernambuco

VACINA, PERNAMBUCO!  – De acordo com o balanço epidemiológico divulgado nessa terça-feira (23.02), Pernambuco já aplicou 354.132 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 268.846 foram primeiras doses. Ao todo, a primeira dose foi aplicada em 145.116 trabalhadores de saúde; 23.841 indígenas aldeados; 5.587 idosos em Instituições de Longa Permanência; 19.884 idosos entre 80 e 84 anos; 73.682 idosos a partir dos 85 anos, além de 736 pessoas com deficiência abrigadas em instituições. Em relação à segunda dose, já foram beneficiados 60.703 trabalhadores de saúde; 21.007 povos indígenas aldeados; 3.452 idosos em instituições e 124 pessoas com deficiência em abrigos, totalizando 85.286 pessoas que finalizaram o esquema de vacinação.

 

MaisPB • Governo publica decreto com toque de recolher e medidas restritivas na Paraíba
Governo publica decreto com toque de recolher e medidas restritivas na Paraíba

Toque de recolher em João Pessoa-PB. Pelos próximos 15 dias, desde de ontem(23) moradores de João Pessoa, capital da Paraíba, vão precisar respeitar protocolos de segurança mais severos. A orla está fechada e um toque de recolher passa a vigorar sempre a partir das 22h. Alunos da rede pública estadual também vão precisar estudar de casa. As determinações são do Governo Estadual e da Prefeitura de João Pessoa e se devem à alta nos casos de covid-19 no Estado. A taxa de ocupação de leitos na capital chegou a 84%, e 138 municípios estão na fase laranja.O governador da Paraíba, João Azevedo (Cidadania), disse que o quadro é “muito preocupante”. Com a nova determinação, os moradores de João Pessoa não devem sair de casa depois das 22h. O prefeito da cidade, Cícero Lucena (Progressistas), disse que haverá reforço na fiscalização.

 

Os números da Covid-19 em Petrolina. A cidade  totaliza 16.258 casos, 13.624 curas clínicas e 2.436 casos ativos. O número de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus é de 7.830 em Petrolina, sendo que 3.374 já receberam a segunda dose do imunizante. Nas ultimas horas, Petrolina registrou também, mais 99 casos do novo coronavírus. Destes, 42 foram confirmados através de testes rápidos e 57 a partir de exames laboratoriais. São 32 pessoas do sexo masculino, com idades entre seis a 86 anos, e 67 pessoas do sexo feminino, entre sete meses e 94 anos. O boletim da prefeitura informou que 70,21% dos leitos de UTI da rede estão ocupados. Dos 47 leitos, 31 estão com pacientes. Desse total, 19 são de Petrolina e 14 pacientes são de outras cidades da região.As informações são da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Bandeira da Bahia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Fechamento total! O governador da Bahia, Rui Costa, comentou  que se o cenário da pandemia não melhorar no estado, serão necessárias medidas mais rígidas para conter o avanço da Covid-19, como o lockdown.“Há possibilidade, sim, de haver fechamento total, que é o que o povo chama de lockdown. Eu quero que as pessoas compreendam que nós estamos indo progressivamente para tentar ir ganhando a consciência e a colaboração de todo mundo. Então, iniciamos com 22h, puxamos para 20h, e o funcionamento de bar e restaurante até as 18h. Se nada surtir resultado, nós vamos ampliando isso, chegando no limite a fechar tudo”, disse.

 

Alagoinhas terá Toque de Recolher a partir de sexta-feira (19) | Prefeitura de Alagoinhas

Toque de recolher em Pernambuco! O Governo  determinou  que a partir desta sexta-feira (26.02), até o dia 10 de março, todas as atividades econômicas e sociais estarão proibidas, entre 20h e 5h, nos 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente. Nos próximos dois finais de semana, as atividades estarão proibidas entre 17h e 5h, quando apenas serviços essenciais poderão continuar funcionando.

 

Covid-19: cronograma do governo prevê entregas de vacinas para 2021

O poder dos municípios. O Supremo Tribunal Federal formou maioria, para autorizar que Estados e municípios comprem e distribuam vacinas contra o coronavírus. A permissão valerá caso o Governo não cumpra o PNI (Plano Nacional de Imunização) ou se as doses previstas no documento não sejam suficientes. A ação, foi apresentada em dezembro de 2020 pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e julgada em plenário virtual. Até o momento, 6 dos 11 ministros já votaram a favor da medida, inclusive o relator do caso, Ricardo Lewandowski, que deu o aval em 17 de dezembro de 2020.

Postos não podem ser proibidos de abrir aos domingos e feriados | Terra Brasil

Decisões duras, mas necessárias. A partir da próxima sexta-feira (26), atividades econômicas e sociais estarão proibidas entre 20h e 5h para mais de um terço dos municípios pernambucanos. Apenas serviços essenciais poderão funcionar no horário determinado em 63 municípios do Agreste e Sertão do Estado. A restrição vale para os municípios compreendidos pelas Gerências Regionais de Saúde que têm como sede de Limoeiro, Caruaru e Ouricuri até o dia 10 de março.

 

Prefeitura de Carolina compra combustíveis por 3 meses sem licitação | Blog FLÁVIO AIRES

Pode facilitar. Câmara dos Deputados aprovou, a MP que possibilita que o Governo compre vacinas contra o coronavírus sem licitação e antes de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) registrar a substância. A aplicação, porém, só poderá ser feita depois da aprovação da Anvisa, seja permanente ou emergencial. A votação foi simbólica. Ou seja, sem contagem de votos. Isso é possível quando há acerto entre os líderes partidários. Agora, a proposta vai ao Senado

Única dose de vacina da Pfizer ou AstraZeneca reduz risco de internação

Mais eficácia. Dados preliminares de um estudo realizado na Escócia mostraram que uma única dose das vacinas contra covid-19 da Pfizer ou da AstraZeneca reduziu significativamente o risco de internação hospitalar. O estudo aponta que o risco de internação entre pessoas que receberam a vacina da Pfizer foi 85% menor do que entre indivíduos não imunizados entre 28 e 34 dias após a dose. No caso da vacina da AstraZeneca, o risco de internação foi 94% menor. A descoberta, que ainda não passou por uma revisão por pares, é mais uma evidência de que as vacinas têm efeito significativo na gravidade da doença.

Os 25 erros de português mais engraçados que circulam na internet