Home Sem categoria Chat GPT: como ferramenta influencia profissionais do Direito

Chat GPT: como ferramenta influencia profissionais do Direito

929
0

A Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada dos profissionais do Direito na construção de um modelo de trabalho mais eficiente

Chat GPT: como ferramenta influencia profissionais do Direito :: Agência da Notícia

As novas tecnologias e a transformação digital influenciam cada vez mais o mercado de trabalho. Lançado em 2022, o Chat GPT está se inserindo aos poucos nas atuações dos profissionais do Direito e na rotina dos advogados, trazendo inovação ao universo jurídico. Você tem ideia do que é Chat GPT?

A plataforma é uma grande inovação tecnológica, considerada uma inteligência artificial que conversa com o usuário respondendo a diversos comandos. Diferentemente do Google que direciona para vários links, no Chat GPT, o usuário pergunta e a plataforma já entrega a informação pronta, apresentando respostas práticas para comandos complexos e auxiliando os profissionais em atividades repetitivas.

De acordo com a advogada e especialista em Direito Civil, Luana Prado, o Chat GPT consegue checar uma quantidade enorme de informações, conhecimentos técnicos, e transmitir de modo preciso ao usuário, ajudando o profissional a economizar tempo.

“Ao invés dos advogados passarem horas redigindo acordos, petições, eles podem utilizar a ferramenta para gerar documentos automáticos. No universo jurídico, auxilia na execução de tarefas mecânicas, especialmente nas atividades do dia a dia, seja na elaboração de documentos, minutas de contratos, acordos, petições padronizadas, seja na realização de pesquisas jurídicas, pesquisas rápidas de jurisprudência, doutrina, dentre outros”, disse.

Um exemplo desta implementação acabou de acontecer no Brasil. O deputado estadual de Santa Catarina, Matheus Cadorin (Novo), criou um projeto de lei com ajuda do Chat GPT. O deputado ainda afirmou que o projeto criado pela Inteligência Artificial foi revisado por advogados e não sofreu alterações.

Os escritórios de advocacia que desejam manter conteúdo relevante para os clientes, o Chat GPT também pode ser usado para a geração automática de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. “Com o desenvolvimento da plataforma, a tendência é que seja usada para atividades repetitivas, enquanto serão exigidas dos profissionais as atividades mais complexas, estratégicas e criativas”, informa Luana.

A inteligência artificial na advocacia representa a construção de um novo modelo de trabalho mais seguro, eficiente e ágil. “Independentemente da área de atuação, o profissional precisa ser cada vez mais capacitado para outros tipos de entrega sob o risco, inclusive, da empregabilidade”, completou a advogada.

A ferramenta pode trazer uma infinidade de benefícios para o universo jurídico, esclarece Luana Prado, que também é professora do curso de Direito da Rede UniFTC, na faculdade em Vitória da Conquista. “Redução de custos e otimização de processos. Pouco a pouco a utilização da inteligência artificial deve aumentar a produtividade dos profissionais e melhorar a qualidade de diversas atividades nos locais de trabalho”.

A tendência é que essa plataforma se torne, em pouco tempo, indispensável aos profissionais do Direito e de tantas outras áreas. “É evidente que, quanto mais tecnologia se encontrar disponível, maior pode ser a celeridade e produtividade na realização de procedimentos jurídicos”, concluiu a especialista.