Home Sem categoria Seleção de sementes para produção estaqueada de tomates é determinante para sucesso...

Seleção de sementes para produção estaqueada de tomates é determinante para sucesso do cultivo

606
0

Materiais híbridos reúnem características ideais para as lavouras de tomaticultores brasileiros, como firmeza de fruto e resistência a doenças

Como Plantar Tomates: Semeadura, Cuidado, E Colheita

Para determinar a forma de cultivo de uma hortaliça, é necessário considerar a sua finalidade. No caso dos tomates mesa, sem processamento, o tipo de produção predominante é a estaqueada, que gera mais de 1 milhão de toneladas por ano, de acordo com Censo Agropecuário de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, a escolha de sementes que se adaptam a essa realidade é fundamental para o êxito da cultura.

Segundo esse recenseamento, os estados que responderam por cerca de 70% da produção brasileira de tomate estaqueado foram São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná. “Porém, existem outras áreas, como Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que também se destacam nessa forma de cultivo da tomaticultura”, explica o Especialista em Tomates e Pimentões da Agristar do Brasil, Thiago Teodoro.

O doutor e professor de fruticultura da Universidade Federal do Mato Grosso, Glaucio da Cruz Genuncio, indica que emprego de pacote tecnológico aumenta a segurança para os produtores. O monitoramento e a tomada de decisão a partir dos dados recolhidos é condição importante para ganhos produtivos e manutenção do cultivo na lavoura.

“Os híbridos, por exemplo, fazem parte das tecnologias que vieram para a fazer a diferença no momento do cultivo. Eles unem as características mais demandadas para o sucesso da cultura do tomate, oferecendo aos agricultores as ferramentas adequadas para alavancar a produtividade da produção estaqueada e a rentabilidade dessa atividade”, reforça Teodoro.

Híbrido da linha Superseed para tomaticultura em estacas

Seguindo a tendência da predominância do cultivo em estacas, a linha Superseed da Agristar apresenta em seu portfólio de sementes o tomate Malibu F1, lançado em 2023 para o mercado de mesa, no segmento de salada, com a proposta de oferecer um alto potencial produtivo ao tomaticultor.

“Esse é um material que pode ser cultivado o ano todo e garante uma segurança ainda maior no período de chuvas, por apresentar excelente enfolhamento e boa sanidade foliar sob efeito de precipitações”, pontua o especialista.

O seu alto pegamento e as pencas sequenciais com internódios curtos são fatores determinantes para a produtividade do Malibu. Em relação à qualidade da cultivar, a resistência ao vira-cabeça e a firmeza para o transporte são diferenciais para o tomaticultor.

“A tolerância ao vira-cabeça em algumas regiões é essencial para garantir uma maior proteção durante o seu ciclo de cultivo, eliminando possíveis percas de campo e garantindo uma maior produtividade em sua área,  proporcionando benefícios significativos aos agricultores.”, conclui Thiago Teodoro.

Sobre a Agristar
A Agristar é movida pela paixão ao campo e pelo desafio de superar limites. Com mais de 60 anos de existência, é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional com as linhas Topseed Premium, Topseed, Superseed e TSV Sementes, e no segmento de jardinagem, hobby e lazer através das linhas Topseed Garden e TSV Sementes. Com capital 100% nacional e com uma ampla e moderna infraestrutura, a Agristar tem orgulho em conhecer a sua terra e assim desenvolver e testar produtos de alto desempenho. Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui quatro estações experimentais e uma unidade de pesquisa e melhoramento estrategicamente localizadas nos estados de SP, MG, SC e RN, que asseguram o desenvolvimento de produtos adaptados para os mais diversos climas e regiões. Para mais informações acesse: www.agristar.com.br. 

Siga a Agristar nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/agristardobrasil
Instagram: @agristardobrasil