Home Sem categoria Bancários de PE aprovam estado de Greve

Bancários de PE aprovam estado de Greve

488
0

Os bancários de Pernambuco aprovaram, por 99% dos votos, o Estado de Greve pela inclusão da categoria como prioridade na vacinação contra a Covid-19. A decisão foi tomada em assembleia geral online, realizada pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, na noite de ontem.

O Estado de Greve é um aviso à sociedade de que os bancários poderão deflagrar uma greve de fato, com paralisação, a qualquer momento, caso as negociações para serem contemplados com a vacinação não avancem com o Governo do Estado de Pernambuco.

“Estamos buscando o diálogo, sendo uma greve o último recurso dos trabalhadores bancários nesta luta pela vida. Mas, infelizmente, o número de bancários contaminados pela covid-19 aumentou 439% nos últimos 12 meses em Pernambuco, passando de 156 em junho de 2020 para 842 em junho de 2021. Além disso, passamos a ter registros de mortes na categoria e acreditamos que esse número pode ser ainda maior, pois os bancos têm negado os dados oficiais ao movimento sindical. Então, a categoria decidiu pelo Estado de Greve e esperamos avançar no debate para garantir a vacinação dos bancários”, afirma a presidente do Sindicato, Suzi Rodrigues.

Considerados essenciais pelo Decreto 10.282, de 20 de março de 2020, os bancários não interromperam suas atividades durante toda a pandemia, garantindo o pagamento do auxílio emergencial, seguro-desemprego, aposentadorias, liberação de crédito e demais serviços bancários. Apesar de toda dedicação e da alta exposição dos trabalhadores nas agências, a categoria não foi lembrada no Plano de Imunização.